Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gazolla, Marcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Wilson Itamar | - |
Autor(es): dc.contributor | Procópio, Francine de Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Gazolla, Marcio | - |
Autor(es): dc.creator | Fantin, Leidiane Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:13:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:13:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34755 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109459 | - |
Descrição: dc.description | The general objective of this work was to select and analyze sustainable development (SD) indicators in family agribusinesses (AGFs) in the Southwest Region of Paraná, in order to measure multidimensional practices in the social, economic and environmental dimensions. The theoretical approaches used are sustainable and sustainable rural development, family agribusiness and sustainability indicators. The elaboration of this work took place based on field research that was carried out with five (5) family agribusiness units, in the Southwest of Paraná, in the municipality of Pato Branco, in the year 2022. To carry out the sustainability assessment, they were appointed and selected through a bibliographical research, 31 indicators for the three dimensions of SD in the AGF (economic, social and environmental). The data collected was through the application of a quantitative questionnaire. The results obtained present an average level in the three dimensions of sustainable development, with emphasis on the environmental dimension (average of 3.37) which presents better indicators, compared to the other two dimensions (economic – 2.96 and social – 3.13 in average). | - |
Descrição: dc.description | O objetivo geral deste trabalho foi selecionar e analisar os indicadores de desenvolvimento sustentável (DS) nas agroindústrias familiares (AGFs) na Região Sudoeste do Paraná, de modo a mensurar as práticas multidimensionais nas dimensões social, econômica e ambiental. Os enfoques teóricos utilizados são os do desenvolvimento sustentável e rural sustentável, agroindústria familiar e indicadores de sustentabilidade. A elaboração desse trabalho ocorreu a partir de uma pesquisa de campo que foi realizada com cinco (5) unidades de agroindústria familiar, no Sudoeste do Paraná, no município de Pato Branco, no ano de 2022. Para realização da avaliação da sustentabilidade foram apontados e selecionados através de uma pesquisa bibliográfica, 31 indicadores para as três dimensões do DS nas AGF (econômica, social e ambiental). Os dados coletados foram através da aplicação de um questionário quantitativo. Os resultados obtidos apresentam um nível médio nas três dimensões do desenvolvimento sustentável, com destaque da dimensão ambiental (média de 3,37) que apresenta melhores indicadores, se comparada às outras duas dimensões (econômica – 2,96 e social - 3,13 em média). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias | - |
Publicador: dc.publisher | Agronomia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agroindústria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura familiar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultural industries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family farms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA | - |
Título: dc.title | Indicadores de desenvolvimento sustentável na agroindústria familiar do sudoeste do Paraná: uma análise social, econômica e ambiental | - |
Título: dc.title | Indicators of sustainable developnentinthe in the family agroindustry of southwesta Paraná: a social, economic and environmental analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: