
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Lucas da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Giacobbo, Silvania de Mello Piergentile | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:13:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:13:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20771 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109426 | - |
| Descrição: dc.description | You need to provide conditions for the construction of knowledge, helping students to think, do and create. The assessment can not be used as the end of a process, as part of it and should serve as an opportunity for student’s learning. Respect the student in the learning process means knowing their knowledge with the concepts that will be presented and understand what the student needs to build new knowledge. Thus, the present study is presented in order to perform a reflection and understand the challenges of evaluation in schools, conducting a literature search and a field survey, seeking to understand the design of this professional discipline and which assessment tools used. The study is guided by authors such as Hoffmann, Marconi, Santos, Luckesi, Machado among others. The field research was conducted with elementary school teachers and high school, trying to research survey data of a successful issue. | - |
| Descrição: dc.description | É preciso oferecer condições para a construção do conhecimento, ajudando o aluno a pensar, a fazer e a criar. A avaliação, não pode ser utilizada como fim de um processo, pois faz parte dele e deve servir como oportunidade para a aprendizagem do aluno. Respeitar o aluno no seu processo de aprendizagem significa conhecer seus saberes com os conceitos que serão apresentados e compreender o que o aluno precisa para construir novos saberes. Assim, o presente trabalho é apresentado com o objetivo de realizar uma reflexão e entender os desafios da avaliação no contexto escolar, realizando uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, buscando entender a concepção dos profissionais dessa disciplina e quais instrumentos de avaliação utilizam. O estudo está pautado em autores como Hoffmann, Marconi, Santos, Luckesi, Machado entre outros. A pesquisa de campo foi realizada com professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, buscando levantamento de dados para investigação bem sucedida de um problema. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | Desafios da avaliação escolar na disciplina de matemática | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: