Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
Autor(es): dc.contributor | Allein, Caroline Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Antonelo, Fábio Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor | Zimmermann, Daiara Manfio | - |
Autor(es): dc.creator | Clein, Ana Claudia da Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:13:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:13:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31626 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109425 | - |
Descrição: dc.description | Environmental issues have been part of the nations' development agenda for many years with greater emphasis after the 1970s, being a milestone in the discussions of ecological manifestations worldwide. People's awareness of Environmental Education has been increasingly highlighted, because it is very relevant, within the global, social context and is directly affecting the lives of living beings. It is essential that everyone feels part of the environment, respecting and taking care of natural resources. Based on this, the present work had as general objective, to verify the conceptions about climate change of the students of a social entity, as well as to present and discuss with the students the causes and consequences of climate change. For data collection, a pre- and post-questionnaire were applied, a lecture was held and a didactic booklet on climate change was elaborated. 17 4th and 8th gradestudents participated in the research. The results of the pre-questionario indicate that the students' conceptions are distorted or even mistaken, most of them see climatic changes as something far from their daily lives. With the post-questionnaire, after the lecture it was found that all students claim to have knowledge about climate change, where the majority cites the media as the main source of information, ten percent cite the educational institution and three percent the textbook, they can already observe that the causes of climatic changes they are attributed to human activities, and their consequences are not yet related to their daily lives, but they believe that their attitudes contribute to coping with climate change. At the end of the work they show to have understood the importance of the theme, and its relevance to their life. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Descrição: dc.description | As questões ambientais fazem parte da agenda de desenvolvimento das nações há muitos anos com maior ênfase depois da década de 1970, sendo um marco nas discussões das manifestações ecológicas em nível mundial. A sensibilização das pessoas em relação à Educação Ambiental tem se destacado cada vez mais, por ser muito relevante, dentro do contexto global, social e afetar diretamente a vida dos seres vivos. É fundamental que todos se sintam parte do ambiente, respeitando e cuidando dos recursos naturais. Com base nisso, o presente trabalho teve como objetivo, verificar as concepções sobre as mudanças climáticas dos alunos de uma entidade social, bem como apresentar e discutir junto aos mesmos as causas e consequências das mudanças climáticas. Para a coleta dos dados foi aplicado um pré e um pós-questionário, realizada uma palestra e elaborada uma cartilha didática sobre as mudanças climáticas. Participaram da pesquisa 17 alunos do 4° e 8° ano. Os resultados do pré-questionario indicam que as concepções dos alunos são distorcidas ou até mesmo equivocadas, boa parte deles veem as mudanças climáticas como algo distante de seu cotidiano. Com o pós-questionário, após a palestra verificou-se que todos os alunos afirmam ter conhecimento sobre as mudanças climáticas, onde a maioria cita os meios de comunicação como principal fonte de informação, 10% cita a Instituição de Ensino e 3% o livro didático. Os mesmos já conseguem observar que as causas das mudanças climáticas são atribuídas às atividades humanas, e suas consequências ainda não são relacionadas ao seu cotidiano, mas acreditam que suas atitudes contribuem para o enfrentamento das mudanças climáticas. No final do trabalho os alunos demostraram ter compreendido a importância do tema, e sua relevância para sua vida. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudanças climáticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Climatic changes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Mudanças climáticas: percepções e práticas no ensino de ciências | - |
Título: dc.title | Climate change: perceptions and practices in science teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: