
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Flávia Dias de | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0586-433X | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8842427306157704 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Leite, Álvaro Emílio | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8817-6630 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4151784868437918 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Borges, Fábio Alexandre | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0337-6807 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6339328194070311 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Flávia Dias de | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0586-433X | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8842427306157704 | - |
| Autor(es): dc.creator | Costacurta, Ana Paula Corrêa Cleto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:13:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:13:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33157 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109389 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Uma situação desencadeadora de aprendizagem do conceito de área: possibilidades para o contexto inclusivo | - |
| Descrição: dc.description | The research problem was: how can situations that trigger learning enable the development of mathematical thinking in students with intellectual disabilities in the multifunctional resource room? With the aim of investigating how certain teaching situations can favor the development of mathematical thinking in students with intellectual disabilities in a multifunctional resource room, the research was based on the theoretical assumptions of the Teaching Guiding Activity, which is based on the Historical-Cultural Theory Vygotsky and Leontyev’s Theory of Activity. The field research took place in a state school in Bocaiúva do Sul (PR), in the multifunctional resource room, with two students diagnosed with intellectual disabilities, during five meetings organized by the researcher, the teacher responsible for the room. Data production took place with the development of a situation that triggers learning, starting from an emerging everyday situation involving the concept of area, using the following instruments: written, audio and video records, photographs and the researcher’s logbook. As an educational product, an e-book was produced consisting of teaching situations on the concept of area intended for working with students with intellectual disabilities, for use in a multifunctional resource room, but which can also be applied in other educational contexts. For the analysis process, the concept of Isolates was adopted, manifested in episodes and scenes with evidence of the development of mathematical thinking, regarding the concept of area, in students with intellectual disabilities, providing the opportunity to discuss different manifestations, triggered by work with the situation emerging from school reality. From the data analysis, it was possible to demonstrate, in the different forms of recording, that there were manifestations of development of the mathematical thinking of the two students involved in the research, since the results highlighted that there were changes in the recordings and appropriation of the concept of equivalent measures and of area. | - |
| Descrição: dc.description | A investigação teve como problema de pesquisa a questão: de que modo as situações desencadeadoras de aprendizagem podem possibilitar o desenvolvimento do pensamento matemático de estudantes com deficiência intelectual na sala de recursos multifuncional? Com o objetivo de investigar como determinadas situações de ensino podem favorecer o desenvolvimento do pensamento matemático de estudantes com deficiência intelectual em sala de recursos multifuncional, a pesquisa fundamentou-se nos pressupostos teóricos da Atividade Orientadora de Ensino, que se fundamenta na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski e na Teoria da Atividade de Leontiev. A pesquisa de campo ocorreu em um colégio estadual de Bocaiúva do Sul (PR), na sala de recursos multifuncional, com dois estudantes com diagnóstico de deficiência intelectual, durante cinco encontros organizados pela pesquisadora, professora responsável pela sala. A produção de dados se deu com o desenvolvimento de uma situação desencadeadora de aprendizagem, partindo de uma situação emergente do cotidiano envolvendo o conceito de área, utilizando os seguintes instrumentos: registros escritos, de áudio e vídeo, fotografias e diário de bordo da pesquisadora. Como produto educacional, produziu-se um e-book composto pelas situações de ensino do conceito de área destinadas ao trabalho com estudantes com deficiência intelectual, para uso em sala de recursos multifuncional, mas que também podem ser aplicadas em outros contextos educativos. Para o processo de análise, adotou-se o conceito de Isolados, manifestado em episódios e cenas com indícios do desenvolvimento do pensamento matemático, acerca do conceito de área, em estudantes com deficiência intelectual, oportunizando discutir diferentes manifestações, desencadeadas pelo trabalho com a situação emergente da realidade escolar. A partir da análise dos dados, foi possível evidenciar, nas diferentes formas de registro, que houve manifestações de desenvolvimento do pensamento matemático dos dois estudantes envolvidos na pesquisa, posto que os resultados salientaram que houve mudanças nos registros e apropriação do conceito de medidas equivalentes e de área. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incapacidade intelectual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stupidity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational counseling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Título: dc.title | Situações desencadeadoras de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento matemático de estudantes com deficiência intelectual | - |
| Título: dc.title | Triggering learning situations for the development of mathematical thinking in students with intellectual disabilities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: