Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sturion, Leonardo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sturion, Leonardo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ashtiani, Alireza Mohebi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5025709771742662 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Rogerio Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0290091048934397 | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Thais Nagaoka Pagotto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:12:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:12:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36038 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109254 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional "Uma Sequência Didática – Empreendedorismo no Ensino Médio: atendendo as Expectativas do Mercado” | - |
Descrição: dc.description | The present investigation seeks to reflect on the appropriate methodology for the introduction of entrepreneurship in the high school curriculum with a focus on sustainable human, social and economic development. In this perspective, it analyzes some theoretical assumptions on the subject, validated through the implementation of a pilot test of entrepreneurial education in a school located in the north of Paraná It is qualitative research, aiming to identify and describe the possibilities of including entrepreneurial education in high school. It was guided by the methodology of entrepreneurial pedagogy, in line with ideals of conception of high school integrated to professional education in the integrated formation of the human being, socially divided by work between the action of executing and the action of directing, thinking, or planning. The data from the exploratory research with high school students showed that Entrepreneurship is present in the projects raised by them in the working groups. In conclusion, this article hopes to show that there is an untapped potential in the market for future entrepreneurial businesses. | - |
Descrição: dc.description | A presente investigação busca refletir sobre a metodologia adequada para a introdução do empreendedorismo no currículo escolar do ensino médio com o foco no desenvolvimento sustentável humano, social e econômico. Nessa perspectiva, analisa alguns pressupostos teóricos sobre o assunto, validados através de implementação de teste-piloto de educação empreendedora numa escola localizada no norte do Paraná. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, visando identificar e descrever as possibilidades de inclusão da educação empreendedora no ensino médio. A metodologia utilizada para a pesquisa bibliográfica foi a qualitativa, começando por um levantamento bibliográfico no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; posteriormente, nos anais das Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), presentes no site, envolvendo os anos de 2019 a 2023. Orientou-se pela metodologia da pedagogia empreendedora, em consonância com ideais de concepção de ensino médio integrado à educação profissional na formação integrada do ser humano, dividido socialmente pelo trabalho entre a ação de executar e a ação de dirigir, pensar ou planejar. Os dados da pesquisa exploratória com os alunos do ensino médio mostraram que o empreendedorismo está presente nos projetos levantados por eles nos grupos de trabalho. Finalizando, espera-se demonstrar que existe um potencial ainda inexplorado no mercado para futuros negócios de empreendedorismo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empreendedorismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entrepreneurship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Uma nova proposta de empreendendorismo para o novo ensino médio | - |
Título: dc.title | A new proposal of entrepreneurship for the new high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: