Análise da deformação permanente de misturas asfálticas com granulometria determinada pela faixa de agregados dominantes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Eliana Fernandes dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Eliana Fernandes dos-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Paula Cristina de-
Autor(es): dc.creatorSimões, Gabriel Luís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:12:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:12:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32539-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109187-
Descrição: dc.descriptionThe permanent deformation of the coating layer in wheel tracks is one of the main defects of flexible pavements because, in addition to causing an accelerated deterioration of the structure, it reduces the user's safety. The asphalt mixture granulometry is among the main agents causing this defect, since the mineral aggregates constitute approximately 95% of its composition. Thus, in order to promote greater resistance to plastic deformations in the coating, in addition to the properties of the asphalt binder, it is necessary to know the characteristics of the aggregates and develop granulometric compositions that present a good interlocking of particles, providing more resistant mixtures. The method of The Dominant Aggregates Size Range (DASR) allows, from the parameters Porosity DASR and Disruption Factor (DF), to evaluate the granulometries in order to confirm an interaction between the aggregates, resulting in a better response of the asphalt mixture against to permanent deformation. In this work, considering the Dominant Aggregates Band Method, different granulometric bands were elaborated and asphalt mixtures were prepared, which were submitted to permanent deformation tests by a traffic simulator equipment. The results obtained revealed that The Dominant Aggregates Size Range (DASR) is an important tool to evaluate and select the granulometries of asphalt mixtures, allowing the analysis of the interlocking of particles and relating it to the resistance to permanent deformation.-
Descrição: dc.descriptionA deformação permanente em trilha de roda da camada de revestimento é um dos principais defeitos dos pavimentos flexíveis pois além de causar uma deterioração acelerada da estrutura, reduz a segurança do usuário. A granulometria da mistura asfáltica está entre os principais agentes causadores deste defeito, uma vez que os agregados minerais constituem aproximadamente 95% de sua composição. Assim, com o objetivo de promover uma maior resistência às deformações plásticas no revestimento, além das propriedades do ligante asfáltico, é necessário conhecer as características dos agregados e elaborar composições granulométricas que apresentem um bom intertravamento de partículas proporcionando misturas mais resistentes. O método da Faixa de Agregados Dominantes (FAD), permite, a partir dos parâmetros Porosidade FAD e Fator de Ruptura (FR), avaliar as granulometrias de modo que se confirme uma interação entre os agregados, resultando em uma melhor resposta da mistura asfáltica frente à deformação permanente. Nesse trabalho, considerando o Método da Faixa de Agregados Dominantes, foram elaboradas diferentes faixas granulométricas e confeccionadas misturas asfálticas que foram submetidas a ensaios de deformação permanente por equipamento simulador de tráfego. Os resultados obtidos revelaram que a Faixa de Agregados Dominantes (FAD) é uma importante ferramenta para avaliar e selecionar granulometrias de misturas asfálticas, permitindo analisar o intertravamento de partículas e relacionando-o com a resistência à deformação permanente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Construção Civil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPavimentos flexíveis-
Palavras-chave: dc.subjectPavimentos - Defeitos-
Palavras-chave: dc.subjectAgregados (Materiais de construção)-
Palavras-chave: dc.subjectPavements, Flexible-
Palavras-chave: dc.subjectPavements - Defects-
Palavras-chave: dc.subjectAggregates (Building materials)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL-
Título: dc.titleAnálise da deformação permanente de misturas asfálticas com granulometria determinada pela faixa de agregados dominantes-
Título: dc.titleAnalsys of the permanent deformation of asphalt mixtures with granulometry determined by the dominant aggregate range-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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