Estudo da viabilidade da aplicação de gamificação para a gerência de projetos em fábrica de software

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAikes Junior, Jorge-
Autor(es): dc.contributorAikes Junior, Jorge-
Autor(es): dc.contributorHoffmann, Alessandra Bortoletto Garbelotti-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Everton Coimbra de-
Autor(es): dc.creatorAntoniolli, Jefferson Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:12:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:12:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29981-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109143-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to carry out a feasibility study in applying the concepts of Gamification, also known as Ludification, for the possibility of obtaining more engagement in performing task control in Software factories. In general, the Gamification practices used to bring game elements to different types of environments, with the purpose of engaging teams to carry out and manage their activities. For the development of the feasibility study, an elicitation of requirements was carried out through a form initial for understanding the profile of the participants. The feasibility study of the concepts of Gamification was applied to 16 participants of a Software Factory in order to verify the perception of the participants. As a result, it was possible to identify that most participants classified the application of Gamification as motivating and interesting and the project was considered viable and opportunities for improvement were presented, also providing some suggestions on the subject.-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho teve por objetivo a realização de um estudo de viabilidade em aplicar os conceitos de Gamificação, também conhecido como Ludificação, para possibilidade de obter mais engajamento na realização do controle de tarefas em fábricas de Software. De forma geral, as práticas de Gamificação utilizadas para trazer elementos de jogos para diferentes tipos de ambientes, com o propósito do engajamento de equipes para execução e gestão de suas atividades. Para o desenvolvimento do estudo de viabilidade, foi realizado uma elicitação de requisitos por meio de formulário inicial para entendimento de perfil dos participantes. O estudo de viabilidade dos conceitos de Gamificação foi aplicado a 16 participantes de uma Fábrica de Software com objetivo de verificar a percepção dos participantes. Como resultado, foi possível identificar que a maioria dos participantes classificou a aplicação da Gamificação como motivadora e interessante e o projeto foi considerado viável e foram apresentadas oportunidades de melhoria para o mesmo, fornecendo também algumas sugestões sobre o tema.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherCiência da Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrônicos - Indústria-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria de software-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic games industry-
Palavras-chave: dc.subjectEmployee motivation-
Palavras-chave: dc.subjectComputer software industry-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleEstudo da viabilidade da aplicação de gamificação para a gerência de projetos em fábrica de software-
Título: dc.titleStudy of the feasibility of the application of gamification concepts for project management in a software factory-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.