Estudo de caso: análise dos trechos rodoviários entre Maringá - PR e Campo Mourão - PR, interpretando trechos com maior número de acidentes e possíveis intervenções

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Paula Cristina de-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Vera Lúcia Barradas-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Tiago Tadeu Amaral de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Paula Cristina de-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Mateus de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:11:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:11:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6167-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108926-
Descrição: dc.descriptionBrazil is the country with the highest number of road traffic deaths by inhabitant in South America, been the state of Paraná, the 60 in the national ranking of road traffic deaths. However, been between the most populous in the world, Brazil is the country that most applies risk control laws. The road traffic accidents became a serius problem of public health in the country, as they result from an association between factors like failures on the road infrastructure and recklessness of the service users. The purpose of this study was to analyze two road stretches: road PR 317 Maringá – Peabiru and road BR 158 Peabiru – Campo Mourão, expounding statistic data, identifying the critical points and proposing possible interventions. This is a retrospective descriptive study fulfilled through the analysis of data collect totalizing 428 events, in 2012 – 2014. The data base for the research, analysis and development of this study were provided by the company VIAPAR – roads integrated of Paraná, whose has the consent to administer the roads studied in this study. The Statistic analysis was described using absolute frequency and data management using Excel software. It is possible to find that, on the roads analyzed, the most frequent accidents were: rear collision, runway output, rollover, collision with fixed object, respectively. The highest number of road accidents occurred on roads described like: straight track and good conditions of visibility and good weather. Therefore, it is possible conclude that the most of road accidents are occasioned not by tracks mistakes, or signaling failure, but, by the driver’s imprudence. Whereas the results found, similar in most of the characteristics, of the other studies developed in Paraná, it is necessary to reinforce the importance of prevention and awareness in traffic, as a viable solution proposal.-
Descrição: dc.descriptionO Brasil é o país com maior número de mortes no trânsito por habitante da América do Sul, ocupando o estado do Paraná, o 60 lugar no ranking nacional de acidentes de trânsito com vítimas fatais. Contudo, estando entre os mais populosos do mundo, o Brasil é o país que mais aplica leis de controle de risco. Os acidentes de trânsito tornaram-se um grave problema de saúde pública no país, uma vez que resultam de uma associação entre fatores como falhas na infraestrutura rodoviária e imprudência dos usuários do serviço. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar dois trechos rodoviários: rodovia PR 317 Maringá – Peabiru e rodovia BR 158 Peabiru – Campo Mourão, explorando os dados estatísticos, identificando pontos críticos e propondo possíveis intervenções. Trata-se de um estudo retrospectivo descritivo realizado através da análise de dados coletados totalizando 428 eventos, no período de 2012 – 2014. O banco de dados para coleta, análise e desenvolvimento do estudo foram fornecidos pela empresa VIAPAR – rodovias integradas do Paraná, concessionária que administra os trechos analisados. Para a análise estatística foi utilizada a análise descritiva a partir de frequência absoluta e gerência de dados no software Excel. É possível constatar que nos trechos rodoviários analisados, os acidentes mais frequentes foram: colisão traseira, saída de pista, capotamento e colisão com objeto fixo, respectivamente. O maior número de acidentes de trânsito ocorreu em trechos descritos como: pista reta e com boas condições de visibilidade e tempo. Portanto, é possível concluir que, a maioria dos acidentes de trânsito são ocasionados não por erros de traçados de pista, ou por falha na sinalização, mas sim por imprudência por parte dos motoristas.Visto que os resultados aqui encontrados assemelham-se, na maioria das características, à outros estudos desenvolvidos no Paraná, faz-se necessário o reforço portanto, da importância da prevenção e conscientização no trânsito, como proposta de solução viável.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Construção Civil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRodovias - Levantamento-
Palavras-chave: dc.subjectAcidentes de trânsito-
Palavras-chave: dc.subjectRodovias - Projetos e construção-
Palavras-chave: dc.subjectRoads - Surveying-
Palavras-chave: dc.subjectTraffic accidents-
Palavras-chave: dc.subjectRoads - Design and construction-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO-
Título: dc.titleEstudo de caso: análise dos trechos rodoviários entre Maringá - PR e Campo Mourão - PR, interpretando trechos com maior número de acidentes e possíveis intervenções-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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