Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rivelini, Angelica Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1050-8003 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3622391715613904 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rivelini, Angelica Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1050-8003 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3622391715613904 | - |
Autor(es): dc.contributor | Suart Júnior, José Bento | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1162-1032 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0346188152184645 | - |
Autor(es): dc.contributor | Klaiber, Michelle Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0127-7373 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4399363131351939 | - |
Autor(es): dc.creator | Valério, Jackeline Mondini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:11:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:11:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32916 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108903 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Site: ensino de ciências - jogos digitais; Jogo de tabuleiro digital | - |
Descrição: dc.description | The aim of this research is to investigate the perceptions of participating teachers about the development and use of digital didactic games for teaching science in the continuing education of teachers in the final years of elementary school. With the participation of teachers from the Paraná State Department of Education, we proposed a workshop aimed at discussing and developing digital didactic games, using Jamboard, Wordwall and Dice Thrower as technological resources. This is a qualitative study based on the Discourse Analysis proposed by Orlandi, since the data analysis used the writings, speeches and actions of the workshop participants and a questionnaire. This research resulted in the production of two educational products: a booklet containing step bystep instructions for building a digital board game, and a website containing all the content and games produced during the continuing education workshop. Throughout the research, it was noted that continuing education is an effective way of producing digital didactic games in science teaching. | - |
Descrição: dc.description | O intuito desta pesquisa é investigar as investigar as percepções dos professores participantes sobre a elaboração e utilização dos jogos didáticos digitais para o ensino de ciências na formação continuada de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Com a participação de docentes da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, propomos uma oficina que visou discutir e desenvolver jogos didáticos digitais, utilizando como recursos tecnológicos o Jamboard, Wordwall e Dice Thrower. Tratase de uma pesquisa de caráter qualitativo com enfoque pautado pela Análise do Discurso proposta por Orlandi, visto que, para a análise de dados foi feito o uso de escritas, falas e ações dos participantes na oficina e de um questionário. Esta pesquisa contou com a elaboração de dois Produtos Educacionais, sendo uma cartilha contendo o passo a passo para a construção de um jogo didático digital de tabuleiro, e um site com todo o conteúdo e jogos produzidos na oficina de formação continuada. Notou se, ao longo da pesquisa, que a formação continuada é um caminho eficaz para a produção de jogos didáticos digitais no ensino de ciências. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos para computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Formação continuada para professores de ciências sobre o uso de jogos digitais | - |
Título: dc.title | Continuous training for science teachers on the use of digital games | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: