Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Broska, Sônia Zanello | - |
Autor(es): dc.contributor | Kummer, Larissa | - |
Autor(es): dc.contributor | Vidal, Carla Bastos | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Valma Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Broska, Sonia Zanello | - |
Autor(es): dc.contributor | Kummer, Larissa | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Paulo Roberto Sutil dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:11:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:11:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34984 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108821 | - |
Descrição: dc.description | With the main objective of guiding teachers and interns in the preparation of practical classes in Pedology and helping students to carry them out, it was proposed to develop a teaching material to support practical classes in this discipline for undergraduate courses linked to the Academic Department of Chemistry and Biology – DAQBI of the Federal Technological University of Paraná – UTFPR. As reference material in the elaboration of this manual, different sources of literature were used, such as the manuals of Empresa Brasileira de Agropecuária – EMBRAPA; of the Institute of Agronomy of Paraná – IAPAR and of the Brazilian Institute of Geography and Statistics IBGE. In addition to these manuals, separate scripts of the practical classes of the Pedology discipline that have been taught since 2004 were compiled. Such scripts have been adapted over the years to the reality of UTFPR based on the same manuals mentioned above. In addition, examples of results interpretation and their practical applications are also in this Manual, as well as bibliographic references for improvement on each of the topics. The management of waste generated both in the preparation of classes and in their conduction, follows internal DAQBI guidelines and the Chemical Product Safety sheets (FISPQ). | - |
Descrição: dc.description | Com objetivo principal de orientar professores e estagiários na preparação das aulas práticas de Pedologia e, auxiliar os estudantes na realização das mesmas, foi proposta a elaboração de um material didático para apoio às aulas práticas desta disciplina para os cursos de graduação vinculados ao Departamento Acadêmico de Química e Biologia – DAQBI da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. desse manual, foram utilizadas diferentes fontes de literatura como os manuais da Empresa Brasileira de Agropecuária – EMBRAPA; do Instituto de Agronomia do Paraná – IAPAR e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. À soma destes manuais foram compilados roteiros avulsos das aulas práticas da disciplina de Pedologia que já vem sendo ministradas desde o ano de 2004. Tais roteiros vinham sendo adaptados ao longo dos anos para a realidade da UTFPR com base nos mesmos manuais supracitados. Além disso, exemplos de interpretação de resultados e suas aplicações práticas também estão neste Manual, bem como referências bibliográficas para aperfeiçoamento sobre cada um dos temas. O gerenciamento de resíduos gerado tanto no preparo das aulas como na sua condução, segue orientações internas do DAQBI e as fichas de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Processos Ambientais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência do solo - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência do solo - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solos - Análise - Guias de estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soil science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soil science - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soils - Analysis - Study guides | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | Elaboração de material didático para apoio às aulas práticas de pedologia do DAQBI UTFPR - CT | - |
Título: dc.title | Preparation of teaching material to support practical classes in pedology at DAQBI UTFPR - CT | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: