
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ranthum, Geraldo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ranthum, Geraldo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Foronda, Augusto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
| Autor(es): dc.creator | Bonat, Andrey Nery Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:10:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:10:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30966 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108742 | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this research is to take a closer look at how information technology has had an impact in the field of education. As technologies are being developed and improved continuously, so is digital accessibility. focusing on the intellectually disabled student of Youth and Adult Education (EJA- in Brazil). Which needs a specific look at their learning, as this individual brings gaps in content and learning in their literacy in the trajectory of their life, mainly of a playful technology that will be a facilitator and ally, helping in their learning process with the use of specific software. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho reflete a importância que a informática vem adquirindo no cenário educacional, pois é crescente as tecnologias que vêm sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas diariamente, bem como a relevância da acessibilidade digital, focando o deficiente intelectual estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que necessita de um olhar específico em seu aprendizado, pois esse indivíduo traz lacunas de conteúdos e aprendizados em seu letramento na trajetória de sua vida, principalmente de uma tecnologia lúdica que será um facilitador e aliado, auxiliando em seu processo de aprendizagem com a utilização de softwares específicos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
| Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elementary education of adults | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital divide | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
| Título: dc.title | O uso de softwares como ferramenta de aprendizagem para estudantes com deficiência intelectual na EJA | - |
| Título: dc.title | The use of software as a learning tool for students with intellectual disabilities at EJA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: