
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Maclovia Corrêa da (Org.) | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:10:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:10:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1597 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108556 | - |
| Descrição: dc.description | For the reader of this book it is reserved a historical walk through the efforts realized in the field of education to settle the necessary basis for the formation of a participating citizen in the socio-technical process and the dialogic and communicative action with the technological world. There are ten articles that discuss about many aspects of the relationship between education and technology, experienced by the author, who at any moment forgot thinkers with whom he spoke as Jürgen Habermas, Karl Marx, Karl Popper, Theodor Adorno, Max Horkheimer and Ruy Gama. You can dream and run away from the instrumental knowledge to incorporate the woven continuous experience in the practice and experience with people. In this atmosphere of concepts, characteristics and perspectives is the technological education, which runs through dialogue with technology, possession of knowledge and interdisciplinary. Talking to the technology, the subject interacts with society so that the demands are part of projects in this field of this champ of knowledge and the other sciences. It also means to explore knowledge and practices of professionals and educators working in this field full of normative and formative values. | - |
| Descrição: dc.description | Para o leitor deste livro reservamos um repasse histórico dos esforços realizados no campo da educação para sedimentar as bases necessárias para a formação do cidadão participante do processo sócio-técnico e da ação dialógica e comunicativa com o mundo tecnológico. São dez artigos que discorrem sobre diversos aspectos das relações entre educação e tecnologia, vivenciados pelo autor, o qual em nenhum momento esqueceu os pensadores que com ele dialogaram como Jürgen Habermas, Karl Marx, Karl Popper, Theodor Adorno, Max Horkheimer e Ruy Gama. Será possível sonhar e fugir do saber instrumental para incorporar a experiência contínua tecida nas práticas e vivências com os sujeitos. Nesta atmosfera de conceitos, características e perspectivas encontra-se a educação tecnológica, que perpassa o diálogo com a tecnologia, a apropriação do conhecimento e a interdisciplinaridade. Conversando com a tecnologia interage-se com a sociedade de modo que as demandas sejam parte de projetos deste domínio do conhecimento e das demais ciências. Significa também explorar saberes e fazeres de profissionais e educadores que trabalham neste campo pleno de valores normativos e formativos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR Editora | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bastos, João Augusto S. L. A. (João Augusto de Souza Leão Almeida) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de ponta e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Estudo e ensino (Pós-graduação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | High technology and education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Study and teaching (Graduate) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
| Título: dc.title | Conversando com a tecnologia: contribuições de João Augusto Bastos para a educação tecnológica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: