Medicalização no ambiente escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorAntiqueira , Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorMachado , Elaine Ferreira-
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.creatorFilipak, Maristela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:10:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:10:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36975-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108543-
Descrição: dc.descriptionMedicalization is a growing process of transforming non-medical issues into medical problems. Problems of different types are being presented as diseases, disorders, or even disturbances, permeating political, social, cultural, emotional, and learning-related issues, affecting people's lives in many ways. In the school environment, different situations allow the issue of medicalization to arise, leading to the question of whether the increasing classification of diseases affects learning. This paper investigates the most recent scientific contributions focused on the influence of child medicalization on school learning, considering the general context of Brazilian basic education. The aim is to analyze the mechanisms that lead learning difficulties to be frequently treated as disorders, both by doctors and teachers, parents and other family members and friends, and even by the children themselves. The diagnosis based on the report of symptoms, which often imposes a sentence, is discussed. This is a bibliographical research with a descriptive approach, based on data published in journals, dissertations, and theses from the last decade, through which it was possible to verify the increasing labeling of children within spectrums or disorders without performing detailed exams and long-term monitoring, so that weaknesses and gaps are supported by diagnostic accuracy to avoid mistakes and erroneously popularize the practice of medicalization. In this scope, it is believed that the work presented here brings contributions to teachers in the sense of reflection on the subject and constant search for updates for their educational praxis.-
Descrição: dc.descriptionA medicalização é um crescente processo por meio do qual questões não médicas se tornam problemas médicos. Assim, questões de diferentes ordens vem passando a ser apresentados como doenças, transtornos ou mesmo distúrbios, permeando questões políticas, sociais, culturais, afetivas e também relacionadas ao aprendizado, afetando de muitas maneiras a vida das pessoas. No ambiente escolar, diferentes situações permeiam a questão da medicalização, levando a questionar se o crescente enquadramento de doenças afeta a aprendizagem. Este trabalho resgata as contribuições científicas mais recentes voltadas para a influência da medicalização infantil no ambiente escolar, considerando o contexto geral do ensino básico brasileiro. Busca-se analisar os mecanismos que levam as dificuldades de aprendizagem a serem frequentemente tratadas como distúrbios, tanto por médicos, quanto por professores, pais e demais familiares e amigos, e até mesmo pelas próprias crianças. Discute-se o diagnóstico baseado no relato de sintomas, que muitas vezes impoe uma sentença. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem descritiva, baseada em dados publicados em periódicos científicos na última década, pela qual foi possível elaborar um estado de conhecimento e constatar a crescente rotulação das crianças dentro de espectros ou transtornos sem realização de exames detalhados e acompanhamento de longo prazo. Assim, fragilidades e lacunas acabam sendo amparadas por precisão de diagnósticos a fim de evitar equívocos e popularizar a prática da medicalização de forma errada. Neste escopo, acredita-se que o trabalho aqui apresentado traga contribuições aos docentes no sentido da reflexão sobre o tema e busca constante de atualização para sua práxis educativa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Ensino-
Publicador: dc.publisherLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMedicalização-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividade-
Palavras-chave: dc.subjectMedicalization-
Palavras-chave: dc.subjectSchool environment-
Palavras-chave: dc.subjectSchool children - Health and hygiene-
Palavras-chave: dc.subjectAttention-deficit hyperactivity disorder-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleMedicalização no ambiente escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.