Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 | - |
Autor(es): dc.contributor | Marczal, Diego | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2632-0021 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2408496735598516 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 | - |
Autor(es): dc.contributor | Szesz Junior, Albino | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3779-8445 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5815701082782172 | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Maici Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6981-086X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1617412139473869 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sani de Carvalho Rutz da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1548-5739 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5694972079639390 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dantas, Sérgio Carrazedo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7043-1664 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5137837974828532 | - |
Autor(es): dc.creator | Castilho, Alex Sandro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:10:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:10:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34689 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108517 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: FARMA-CALC: Ferramenta de Autoria para a Remediação de Erros com Mobilidade na Aprendizagem para Ensino de Cálculo Diferencial e Integral | - |
Descrição: dc.description | Due to the high failure rates in Engineering courses, it is of fundamental importance to seek alternatives that minimize the difficulties that students entering Brazilian universities, particularly UTFPR, present in mathematics subjects. An alternative is the use of Learning Objects (LO) that enable awareness of mistakes made in order to encourage the ability to formulate hypotheses and solve problem situations, aspects that are fundamental for self-regulation of learning. Therefore, the objective of this work is to design an LO that offers immediate feedback that can be used for self-regulation of learning, in terms of Mathematics concepts necessary for Differential and Integral Calculus 1 (DIC 1). This LO was implemented in a version of the FARMA platform, called FARMA -Calc. To develop the research, the methodology based on Design Science Research - DSR was used. In the first phase, following the guidelines of the DSR model, we sought to present the relevance of the problem and the artifact design proposal (LO), as well as a first stage of evaluation of this design. In a second phase, the complete version of the LO was implemented, for application and evaluation with a group of students beginning in DIC 1. This complete version of the LO is made up of a set of 20 questions with feedback, defined based on studies on the Pre-Calculus assessment instruments, especially the Calculus Concept Readiness (CCR) and the Mathematics knowledge strata. Finally, the LO was subjected to a final evaluation with three DIC 1 classes. The results obtained indicate a high level of receptivity on the part of students in relation to the LO and its potential as an instrument for self-regulation in learning Pre-Calculus concepts. As a result, this research offers this LO in the form of an educational product, called FARMA-Calc, with the potential to help students with their difficulties in Mathematics concepts necessary for learning DIC 1. | - |
Descrição: dc.description | Devido aos altos índices de reprovação nos cursos de Engenharia, é de fundamental importância buscar alternativas que minimizem as dificuldades que os estudantes ingressantes nas universidades brasileiras, em particular na UTFPR, apresentam nas disciplinas da área de matemática. Uma alternativa é o uso de Objetos de Aprendizagem (OA) que possibilitem a conscientização dos erros cometidos de modo a incentivar a capacidade de formular hipóteses e resolver situações-problemas, aspectos esses, fundamentais para a autorregulação da aprendizagem. Deste modo, o objetivo deste trabalho é conceber um OA que ofereça feedbacks imediatos que possam ser utilizados para a autorregulação da aprendizagem, em termos de conceitos de Matemática necessários para o Cálculo Diferencial e Integral 1 (CDI 1). Esse OA foi implementado em uma versão da plataforma FARMA, denominada FARMA-Calc. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a metodologia pautada em Design Science Research - DSR. Na primeira fase, seguindo as diretrizes do modelo da DSR, procurou-se apresentar a relevância do problema e a proposta de design do artefato (OA), bem como uma primeira etapa de avaliação desse design. Em uma segunda fase, se deu a implementação da versão completa do OA, para aplicação e avaliação com um grupo de alunos iniciantes em CDI 1. Essa versão completa do OA é composta de um conjunto de 20 questões com feedbacks, definidas a partir de estudos sobre os instrumentos de avaliação do Pré-Cálculo, em especial o Calculus Concept Readiness (CCR) e os estratos de conhecimento de Matemática. Por fim, o OA foi submetido a uma avaliação final com três turmas de CDI 1. Os resultados obtidos apontam um alto índice de receptibilidade por parte dos alunos em relação ao OA e sua potencialidade como instrumento de autorregulação da aprendizagem de conceitos de Pré-Cálculo. Como resultado, essa pesquisa oferece esse OA na forma de um produto educacional, denominado FARMA-Calc, com potencial para auxiliar os alunos em suas dificuldades em conceitos de Matemática necessários para a aprendizagem de CDI 1. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo diferencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Differential calculus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integral calculus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Objetos de aprendizagem com feedbacks para a autorregulação da aprendizagem de conceitos matemáticos necessários para o cálculo diferencial e integral | - |
Título: dc.title | Learning objects with feedback for self-regulation in learning mathematical concepts necessary for differential and integral calculus | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: