
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Quintilhano, Silvana Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Quintilhano, Silvana Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tontado, Rogerio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, José Ângelo | - |
| Autor(es): dc.creator | Bortolotti, Pedro Henrique | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:10:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:10:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33727 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108486 | - |
| Descrição: dc.description | Currently, Project Management plays a pivotal role in the success of ventures, providing structure and direction to achieve goals and objectives. Among the tools, Lessons Learned stand out for their ability to capture valuable insights and knowledge acquired throughout the project, enabling continuous improvement and the refinement of practices for future projects. In this regard, this work addressed an analysis and control of Lessons Learned in the context of construction projects within a construction company, following the best practices guidelines recommended by PMBOK. The research also explores the characteristics and specificities of a mission-critical environment designed to house management systems that keep operational execution services available for customers and users. To achieve this, a meticulous focus was placed on the identification, documentation, and analysis of Lessons Learned from various projects, aiming to enhance processes, prevent the recurrence of errors, and promote a virtuous cycle of continuous learning. This study contributes to strengthening the organizational culture oriented toward excellence and efficiency in project management, with significant benefits, as evidenced by improvements in activity management, problem solving and operational efficiency of the team. | - |
| Descrição: dc.description | Atualmente, o Gerenciamento de Projetos tem um papel fundamental no sucesso de empreendimentos, proporcionando estrutura e direção para alcançar metas e objetivos. Dentre as ferramentas, destaca-se as Lições Aprendidas por sua capacidade de capturar valiosos insights e conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, possibilitando a melhoria contínua e o aperfeiçoamento das práticas para projetos futuros. Nesse sentido, este trabalho abordou uma análise e controle das Lições Aprendidas no âmbito de projetos em uma empresa de construção civil, seguindo as diretrizes de boas práticas de Gerenciamento de Projetos recomendadas pelo PMBOK. A pesquisa também explora as características e particularidades de um ambiente de missão crítica projetado para abrigar os sistemas de gerenciamento que mantêm os serviços de execução operacionais e disponíveis para clientes e usuários. Para tanto, utilizou-se um enfoque meticuloso na identificação, documentação e análise de Lições Aprendidas ao longo de diversos projetos, visando aprimorar processos, evitar a repetição de erros e promover um ciclo virtuoso de aprendizado contínuo. Esse estudo contribui para o fortalecimento da cultura organizacional orientada para a excelência e eficiência na gestão de projetos, com benefícios significativos dos quais resultados obtidos, constatou-se melhorias na gestão de atividades, na resolução de problemas e na eficiência operacional da equipe. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia de Produção | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de Projeto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construção civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciclo de vida do produto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Project management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Product life cicle | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
| Título: dc.title | Implementação de programa de gestão de lições aprendidas no setor de projetos numa empresa do setor da construção civil de Londrina (PR) | - |
| Título: dc.title | Implementation of a lessons learned management program in the project sector of a construction company in Londrina (PR) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: