Caminhos da arte no Brasil e sua influência na educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
Autor(es): dc.contributorOttobelli, Ivonei-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.creatorSantos, Ivone Castorina de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:09:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:09:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35458-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108398-
Descrição: dc.descriptionPreceding writing, man found in art means to record his history, experiences and customs, in a rudimentary way he carved stone walls, created objects and tools, developing new skills for a better individual, collective and group subsistence. In this sense, the objective was to analyze the paths that Brazilian art has taken and how it correlates with education, knowing that, from the 20th century onwards, art became a fundamental part of education, and how it is inserted in education. early childhood, basic education, with art and its related areas and the influence of art and artists on education, enabling students to have contact with the outside world, developing emotional and cultural growth, believing that these contributions enable students to have autonomy and knowledge in life, in art relating to other cultures.-
Descrição: dc.descriptionAntecedendo a escrita, o homem encontrou na arte meios para deixar registrado sua história, vivências e costumes, de maneira rudimentar cravou em paredes de pedras, criou objetos e ferramentas desenvolvendo novas habilidades para uma melhor subsistência individual, coletiva e de seu grupo. Nesse sentido, objetivou-se em analisar sobre os caminhos que a arte brasileira tem percorrido e como ela correlaciona com a educação, sabendo que, a partir do século XX a arte passou a fazer parte fundamental na educação, e como ela está inserida na educação infantil, educação básica, com a arte e suas áreas correlatas e a influência da arte e artistas para educação, possibilitando para os alunos um contato com o mundo exterior desenvolvendo crescimento emocional e cultural, acreditando que essas contribuições possibilitem ao estudante autonomia e conhecimento na vida, na arte relacionando com outras culturas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectArtes-
Palavras-chave: dc.subjectArtes e história-
Palavras-chave: dc.subjectArtes na educação-
Palavras-chave: dc.subjectArts-
Palavras-chave: dc.subjectArts and history-
Palavras-chave: dc.subjectArts in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleCaminhos da arte no Brasil e sua influência na educação-
Título: dc.titlePaths of art in Brazil and its influence on education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.