Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Affonso, Igor de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Elaine Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Affonso, Igor de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Elaine Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Karling, Letícia Cuccolo | - |
Autor(es): dc.contributor | Migliorini, Rafaela Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Basílio, Eduarda Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Pontes, Júlia Sanches | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:09:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:09:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36801 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108310 | - |
Descrição: dc.description | This proposal addresses the challenge of identifying the elements necessary to develop an Investigative Didactic Sequence aimed at deconstructing distorted perceptions of marine ecosystems as portrayed in films and television series. A bibliographic review revealed a scarcity of educational materials that effectively engage with students' perceptions of marine ecosystems. Consequently, the objective of this study is to design an nvestigative didactic sequence that emystifies the misconceptions constructed by films and series about marine ecosystems, thereby promoting environmental education. To achieve this, the study analyzed perceptions of elected films and series focusing on marine ecosystems, exploring the impact these media products might have on students' understanding. The methodology involved conducting a bibliographic review to inform the development and implementation of the didactic sequence and observing how a group of students interacted with the classroom activities. Based on qualitative analysis of the collected data, the study concludes that this didactic sequence helped students gain a critical perspective on the representation of marine biology in the analyzed media. | - |
Descrição: dc.description | Esta proposta investiga os elementos essenciais para a criação de uma Sequência Didática Investigativa que visa à desconstrução de percepções distorcidas sobre os ecossistemas marinhos, utilizando filmes e séries. A pesquisa bibliográfica revelou a escassez de materiais didáticos que abordem de maneira eficaz as percepções dos estudantes sobre esses ecossistemas. O objetivo é, portanto, desenvolver uma sequência didática que desmistifique as visões equivocadas promovidas por essas mídias, fortalecendo a educação ambiental. A análise incluiu a percepção dos estudantes em relação a filmes e séries que retratam ecossistemas marinhos, explorando os impactos dessas representações na construção do conhecimento. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica para embasar a elaboração e aplicação da sequência didática, acompanhada da observação das associações feitas pelos estudantes durante as atividades em sala de aula. A análise qualitativa dos dados coletados sugere que a sequência didática proporcionou aos estudantes uma visão crítica sobre a representação da biologia marinha nas mídias analisadas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia marinha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecossistemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marine biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biotic communities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Ecossistemas marinhos: desmistificando concepções midiáticas distorcidas com uma sequência didática investigativa | - |
Título: dc.title | Marine ecosystems: demystifying distorted media conceptions with an investigative didactic sequence | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: