
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cabreira, Regina Helena Urias | - |
| Autor(es): dc.creator | Legroski, Milena Crystina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:09:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:09:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8879 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108307 | - |
| Descrição: dc.description | The existence of totalitarian governments all over the world can be traced throughout history. Therefore, it is natural that such political situation be depicted in literature, and can be vastly explored in dystopic fiction. This happens in The Handmaid's Tale (1985), by Canadian author Margaret Atwood, which presents us an oppressive and silent totalitarian society, especially for women. Based on the analysis of this novel, the following project intends to recognize panoptical elements in the narrator and main character Offred's story and to establish a parallel with the situation of women in recent history. In order to achieve that, we will use the panopticon in society based on Foucault's Discipline and Punish (1987) and the literary theory about power, speech and ideology developed in Hutcheon's A Poetics of Postmodernism: History, Theory, Fiction (1991). From that, this bibliographical research will analyze the traces of totalitarism during the novel, the situation of the character Offred and establish a parallel with women today. | - |
| Descrição: dc.description | Percebemos, durante a história, a existência de muitos regimes totalitários nos governos de todo o mundo. Sendo assim, é natural que tais regimes sejam retratados na literatura e, particularmente, abordados de maneira frutífera na escrita de cunho distópico. É o que acontece em A História da Aia (1985), da autora canadense Margaret Atwood, que traz uma sociedade totalitária de opressão e silêncio, especialmente para as mulheres. Com base na análise dessa obra, este trabalho pretende reconhecer os elementos panópticos na trajetória da narradora-personagem Offred. Para tanto, será utilizada a teoria sobre o panóptico na sociedade de Foucault presente em Vigiar e Punir (1987) e a teoria literária de Hutcheon sobre poder, discurso e ideologia desenvolvida em Poética do Pós- modernismo: história, teoria e ficção (1991). A partir dessa análise, a presente pesquisa bibliográfica analisará os traços de regimes totalitários presentes na obra e a situação da personagem Offred e estabelecerá um paralelo com a situação das mulheres hoje. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pós-modernismo (Literatura) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | The Handmaid's Tale - Análise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Postmodernism (Literature) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Women in literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | The Handmaid's Tale - Analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Letras | - |
| Título: dc.title | O poder disciplinar em A história da Aia, de Margaret Atwood: o panóptico na vida de Offred | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: