Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Magatão, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, João Paulo Galdino da | - |
Autor(es): dc.contributor | Magatão, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Luiz Carlos de Abreu | - |
Autor(es): dc.contributor | Mikos, Walter Luís | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Bruno Vasselai Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:09:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:09:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35376 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108299 | - |
Descrição: dc.description | The present work addresses a problem related to the oil supply chain: the allocation problem present in a fuel distribution hub, which receives products from a refinery and carries out the distribution of derivative products through rail, pipelines, and road modes. The work focuses on an issue linked to road transport, particularly the problem of optimizing the allocation of tanker trucks in queues and loading bays (platforms) inside the hub. Several operational characteristics are taken into account in a study that is based on a real scenario. The solution method proposes using optimization techniques based on Operational Research to develop a solution that improves the operational decision-making process, minimizing the time spent waiting for trucks due to allocation decisions. The solution process core was based on an approach inspired by the Iterated Local Search (ILS) meta-heuristic. The results indicated possibilities of average gains in operational efficiency above 25%, depending on the time of day under analysis. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda um problema relacionado à cadeia de derivados de petróleo. Trata-se de um problema de alocação presente em um terminal de carregamento de combustíveis, o qual recebe produtos de uma refinaria e realiza a distribuição dos derivados por meio de modais ferroviário, dutoviário e rodoviário. O trabalho realizado tem seu foco em uma questão atrelada ao modal rodoviário, em particular, o problema de otimizar a alocação de caminhões-tanque em filas e em baias (plataformas) de carregamento dentro do terminal. Diversas características operacionais são levadas em conta em um estudo que tem por base um cenário real. O método de solução traz a proposta de uso de técnicas de otimização pautadas em Pesquisa Operacional para o desenvolvimento de uma solução que aprimore o processo de tomada de decisões operacionais, minimizando-se, o tempo despendido com as esperas dos caminhões devido às decisões de alocação. O núcleo do processo de solução foi pautado em uma abordagem inspirada na meta-heurística Iterated Local Search (ILS). Os resultados obtidos indicaram possibilidades de ganhos médios de eficiência operacional superiores a 25%, dependendo do horário do dia em análise. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa operacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Combustíveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manuseio e transporte de materiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Levantamento e carregamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação heurística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Otimização matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Operations research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fuel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materials handling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lifting and carrying | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heuristic programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical optimization | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de algoritmo de seleção de baias e sequenciamento de carregamentos de autotanques em um terminal de combustíveis | - |
Título: dc.title | Development of a selection algorithm for bays and sequencing of autotank loadings in a fuel distribution hub | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: