
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Negrelli, Leônia Gabardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Negrelli, Leônia Gabardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Couto, Paula Rogeria Lima | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bobko, Nara | - |
| Autor(es): dc.creator | Inglat, Ana Paula da Silveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:09:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:09:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32800 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108279 | - |
| Descrição: dc.description | The changes proposed by the “New Secondary School” led to new demands related to student’s and teacher’s education and professional performance. A math teacher can act at the human perceptions regarding the future professional life of the students. This occurs beyond the math teacher works at elementary school – final years, at Secondary School and at youth and adult education. This can be reached by formative itineraries and life’s project at teaching. And also at extension activities that involve active professionals of the society. Impacts of mathematics knowledge in some occupations have been investigated for the development of this study. Then, it was able to identify how a mathematical approach in Secondary School can contribute to teacher’s education from the perspective of different professions. To do só, a characterization of mathematics, in terms of production’s and popular science’s areas, has been done. After that, a study of the current legislation about the New Secondary School and Extension Curricularization it was accomplished. It has been investigated the mathematical relationships with three fields of knowledge in particular: law, art and health. After findings, it’s been highlighted possibilities of approaching these elements on teacher’s education. This could get by discussions and timely activities for an extensionist assignment, aiming to meet undergraduate present programs’ demands related to university extension. This study has shown the value of discussions in the field of mathematics education based on society needs, linked to professional’s training from different sectors. | - |
| Descrição: dc.description | As mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio conduziram a novas demandas referentes à formação e atuação profissional de estudantes e professores. Além de atuar nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos, um licenciado em matemática pode colocar a serviço da formação humana percepções relacionadas às futuras atuações profissionais dos seus estudantes. Isso pode se dar por meio dos itinerários formativos e projeto de vida, ao exercer a docência e, antes disso, em atividades de extensão que envolvam profissionais atuantes na sociedade. Para o desenvolvimento deste estudo, foram investigados impactos do conhecimento matemático em certas profissões, visando identificar como uma abordagem na matemática sob a perspectiva de diferentes atuações profissionais, pode contribuir para a formação de professores. Para isto, foi realizada uma caracterização da matemática com relação às áreas de produção e divulgação científica, seguida de um estudo acerca da legislação vigente relativa ao Novo Ensino Médio e à curricularização da extensão. De modo especial, foram investigadas as relações da matemática com três áreas do conhecimento: direito, artes e saúde. Posteriormente, foram evidenciadas possibilidades de abordagem desses elementos na formação de professores de matemática por meio de discussões e atividades para uma disciplina extensionista, tendo em vista atender demandas atuais dos cursos de graduação associadas à extensão. O trabalho revelou a importância de discussões no campo de ensino da matemática baseado nas demandas da sociedade relacionadas à formação de profissionais de diferentes âmbitos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | University extension | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematicians | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education, Secondary | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Itinerários formativos no novo ensino médio e possibilidades de práticas extensionistas na formação de professores de Matemática | - |
| Título: dc.title | Formative itineraries in the “New Secondary School” and possibilities to extensionists practices in mathematics teacher education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: