
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Leite, Maici Duarte | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tenório, Marcos Mincov | - |
| Autor(es): dc.contributor | Varela, Paulo Júnior | - |
| Autor(es): dc.contributor | Leite, Maici Duarte | - |
| Autor(es): dc.creator | Alberton, Edinei | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:09:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:09:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31664 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108276 | - |
| Descrição: dc.description | With the ease and popularization of mobile devices, which have become part of people’s daily lives, it is almost mandatory to develop mobile tools. In this respect, the growth of applications that enable a better engagement between students and teachers, thus facilitating the teaching-learning process. In this context, it is proposed the development of a gamified application that enables teaching-learning about the traffic signs existing in the Brazilian Traffic Code. With that, it is presented a bibliographical review and a research carried out to support and reference the entire development of the application. The project and the paths followed to achieve the proposed objectives are discussed, from the methods used for the construction, as well as the tools used to develop the application. As a result, there is an application that brings in its scope two modules where it is possible to learn about traffic signs, as well as an environment where it is possible to test the knowledge acquired through a gamified quiz, with the main road signs. transit of the Brazilian Traffic Code. | - |
| Descrição: dc.description | Com a facilidade e popularização dos dispositivos móveis, os quais passaram a fazer parte do dia-a-dia das pessoas, torna-se, quase que, obrigatório o desenvolvimento de ferramentas mobile. Nesse aspecto é de grande valia o crescimento de aplicações que possibilitem um melhor engajamento entre alunos e professores facilitando, assim, o processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto o propósito deste trabalho é o desenvolvimento, de uma aplicação gamificada que possibilite o ensino-aprendizagem sobre os sinais de trânsito existentes no Código de Trânsito Brasileiro. Com isso apresenta-se a revisão bibliográfica e a pesquisa realizada para embasar e referenciar todo o desenvolvimento da aplicação. É abordado o projeto e os caminhos seguidos para alcançãr os objetivos propostos desde os métodos utilizados para a construção, bem como, as ferramentas empregadas para o desenvolvimento do aplicativo. Como resultado encontra-se uma aplicação que trás em seu escopo dois módulos onde é possível realizar a aprendizagem sobre as placas de trânsito, além de um ambiente onde é possível testar o conhecimento adquirido através de um quiz de perguntas gamificado, com as principais placas de trânsito do Código de Trânsito Brasileiro. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Francisco Beltrao | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Informática | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trânsito - Sinais e sinalização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação para segurança no trânsito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Traffic signs and signals | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Traffic safety - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
| Título: dc.title | TRAFFIC: aplicativo mobile com gamificação de placas do código de trânsito brasileiro | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: