Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
Autor(es): dc.creator | Strotkamp, Daiane Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:09:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:09:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26857 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108274 | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to understand how the Playful method can be used in pre-school classes considering learning as an essential factor for the student. The methodology used for the research was the bibliographic review that sought to understand what the Playful method is, how it can be developed specifically in early childhood education, and how the development phase occurs in preschool age, thus establishing a relationship of how it can be used, based on what children need, according to their age group, in order to contribute to the student's teaching learning process. Thus, the importance of Playfulness in Elementary School Initial Series was presented, to understand their relationships, since a new norm is established that is still unknown to education professionals, leaving the teacher in doubt about how to use it correctly, as a teaching aid tool. As well as possible activities for the teacher to work in the classroom. And through this, to enable teachers to better understand how to use the Playful method so that students can appropriate knowledge. And to collect concrete data, field research was used, based on an interview with preschool teachers. In view of the results, it is considered essential to use ludicity in the classroom, guaranteeing the learning of knowledge through sometimes mediated play, which is organized by the teacher with a specific objective thinking about human development. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve por objetivo compreender como o método lúdico pode ser utilizado em turmas de pré-escola, considerando a aprendizagem como fator essencial para o aluno. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a revisão bibliográfica que buscou compreender o que é o método lúdico, como ele pode ser desenvolvido especificamente na Educação Infantil e como ocorre a fase de desenvolvimento na idade pré-escolar. Estabelecendo assim, uma relação de como pode ser utilizada, a partir do que as crianças necessitam, conforme a sua faixa etária, de modo a contribuir com o processo de ensino aprendizagem do aluno. Deste modo, apresentou-se a importância do lúdico no Ensino Fundamental – Séries Iniciais, para entender as suas relações, já que se estabelece uma nova normativa que ainda é desconhecida para os profissionais da educação, deixando o professor em dúvidas de como utilizá-lo de forma correta, como uma ferramenta auxiliadora no ensino. Bem como, possíveis atividades para que o docente possa trabalhar em sala de aula como forma de apoio ao ensino. E por meio disso, possibilitar maior compreensão aos docentes de como utilizar o método lúdico para que os alunos se apropriem de conhecimento. E para levantar dados concretos se utilizou de pesquisa de campo, a partir de uma entrevista com professores regentes da pré-escola. Diante dos resultados, considera-se essencial o uso da ludicidade em sala de aula, garantindo a aprendizagem de conhecimentos por meio da brincadeira por vezes mediada, que é organizada pelo professor com um objetivo específico, pensando no desenvolvimento humano. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative activities and seat work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Estudar pode ser divertido: a utilização do lúdico na educação infantil | - |
Título: dc.title | Studying can be fun: the use of playfulness in early childhood education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: