Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Liu, Eunice | - |
Autor(es): dc.contributor | Liu, Eunice | - |
Autor(es): dc.contributor | Mazzarotto Filho, Marco Andre | - |
Autor(es): dc.contributor | Witikoski, Alan Ricardo | - |
Autor(es): dc.creator | Soltowsky, Vinicius | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:09:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:09:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35888 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108234 | - |
Descrição: dc.description | The context of this work was intended to carry out a diagnosis of the current UTFPR visual identity system, which revealed a lack of standardization in the use of the brand in different spaces within it. Seeking to respond to the problem investigated, a proposal arose to create a New Visual Identity Manual for a new UTFPR brand that could collaborate in standardization. Establishing guidelines for applying the brand and using the visual identity according to the current needs of the university was a relevant aspect taken into account in this work. To achieve this goal, a new Visual Identity Manual (MIV) for the UTFPR brand was created. The theoretical contribution included the following aspects: visual identity manual, brand, Design Thinking, semantic panel, mockups and Visual Identity. The methodology used was based on the Design Thinking approach and the project was divided into three stages: ideation, prototyping and creation of the visual identity manual based on the UTLab project. The results obtained showed the need to update the UTFPR brand to a more flexible version, such as the one presented by the UTLab project, which resulted in guidelines that can be applied in different areas, whether physical or digital. They also contemplated the creation of the new UTFPR brand formalized in the MIV. | - |
Descrição: dc.description | O contexto deste trabalho teve como intencionalidade realizar um diagnóstico do atual sistema de identidade visual da UTFPR, que revelou uma falta de padronização na utilização da marca em diferentes espaços dentro desse. Buscando responder ao problema investigado surgiu a proposta de criação de um Novo Manual de Identidade Visual para uma nova grife da UTFPR que poderia colaborar na padronização. Estabelecer diretrizes de aplicação da marca e uso da identidade visual de acordo com as atuais necessidades da universidade foi um aspecto relevante levado em consideração neste trabalho. Para atingir essa meta, foi criado um novo Manual de Identidade Visual (MIV) da grife UTFPR. O aporte teórico contemplou os seguintes aspectos: manual de identidade visual, marca, Design Thinking, painel semântico, mockups e Identidade Visual. A metodologia utilizada pautou-se na abordagem do Design Thinking e o projeto foi dividido em três etapas: ideação, prototipação e criação do manual de identidade visual tendo como ponto de partida o projeto da UTLab. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade da atualização da marca da UTFPR para uma versão mais flexível, como a apresentada pelo projeto da UTLab, que resultou em diretrizes que podem ser aplicadas em diferentes âmbitos, sejam eles físicos ou digitais. Contemplaram, também, a criação da nova grife da UTFPR formalizada no MIV. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marca de produtos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação visual - Manuais, guias, etc. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Branding (Marketing) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brand name products | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual communication - Handbooks, manuals, etc. | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Projeto de manual de identidade visual para grife da Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Título: dc.title | Visual identity manual project for the Federal Technological University of Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: