Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Wilson Itamar | - |
Autor(es): dc.contributor | Verona, Luiz Augusto Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Nilvania Aparecida de | - |
Autor(es): dc.creator | Pasqualotto, Nayara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:09:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:09:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/452 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108232 | - |
Descrição: dc.description | Nowadays there is a growing desire from society in relation to some practices that do not damage the environment so intensely. The search for a healthy diet, products with fair prices, social, economic and environmental development permeate the discussions concerning to sustainable development. In this perspective, the theme of this research is the evaluation of the sustainability in horticultural agro systems based its production on Agro ecology and on family farming. It was developed in six agro ecosystems located in the city of Pato Branco – PR. The method to achieve the success of this research was based on the proposal called in Portuguese as which meaning in English is Evaluation of the Management System of Natural Resources Incorporating Sustainability Indicators - MESMIS was accomplished in an active and interdisciplinary way. It was necessary to develop this work build six Sustainability Compounds Indicators: water resources, ground quality, quality of life, economic situation, vegetable and animal diversity and work. These indicators were determined through semi-structured interviews, questionnaires, laboratorial analysis and field observation, in other words, with qualitative and quantitative observation. Based on the conceptions about sustainability developed from the theoretical references and on the familiar farmers perception, as well as the construction of radial graphs, it was possible evaluate the sustainability levels of the agro ecosystems in an integrated way which revealed that the six agro ecosystems maintain the general sustainability indexes between regular and desirable. | - |
Descrição: dc.description | Nos dias atuais é crescente o desejo da sociedade por práticas que não agridam de forma tão intensa o ambiente. A busca por uma alimentação saudável, por preços justos nos produtos, pelo desenvolvimento social, econômico e ambiental, permeiam as discussões referentes ao desenvolvimento sustentável. Nesta perspectiva, a presente dissertação tem como tema de pesquisa a avaliação da sustentabilidade em agroecossistemas hortícolas com base de produção na Agroecologia e na agricultura familiar. Esta foi desenvolvida em seis agroecossistemas localizados na microrregião de Pato Branco-PR. O método para a concretização da pesquisa foi baseado na proposta Marco para a Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade - MESMIS, o qual foi realizado de forma participativa e interdisciplinar. No desenvolvimento do trabalho foram construídos seis Indicadores de Sustentabilidade Compostos: recursos hídricos, qualidade do solo, qualidade de vida, situação econômica, diversidade vegetal e animal, e trabalho. Esses indicadores foram mensurados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários, análises laboratoriais e observações de campo, ou seja, com técnicas qualitativas e quantitativas. Com base nas concepções sobre sustentabilidade desenvolvidas a partir dos referenciais teóricos e na percepção dos agricultores familiares, bem como a construção de gráficos radiais, foi possível avaliar os níveis de sustentabilidade dos agroecossistemas em uma forma integrada, o que evidenciou que os seis agroecossistemas mantêm os índices de sustentabilidade geral entre regular e desejável. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia agrícola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura familiar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultural ecology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family farms | - |
Título: dc.title | Avaliação da sustentabilidade em agroecossistemas hortícolas, com base de produção na agroecologia e na agricultura familiar, na microrregião de Pato Branco – PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: