Técnicas de modelageme simulação aplicadas ao gerenciamento de tráfego urbano

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorDosciatti, Eden Ricardo-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti , Pablo Gautério-
Autor(es): dc.creatorSchmoller, Eduardo Alberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:08:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:08:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14594-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108169-
Descrição: dc.descriptionIn this work the modeling and analysis stages of an urban traffic system, com- posed of a set of roads and crossings with traffic control through traffic lights, are presented. Modeling of the system using Petri nets, evaluation of the models with static parameters and with variation of values. Simulation of the models developed with the use of the tool TimeNet 4.4. Firstly, by means of a model survey for a simple 4-way crossing, the model was then incremented to a set of 10 roads and 3 crossings. The work shows, then, that from the composition of simple models, which represent only a cross, one can evolve to the representation of a system with larger dimensions and complexity.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho são apresentadas as etapas de modelagem e análise de um sistema de tráfego urbano, composto por um conjunto de vias e de cruzamentos com controle de passagem através de semáforos. Modelagem do sistema utilizando Redes de Petri, avaliação dos modelos com parâmetros estáticos e com variação de valores. Simulação dos modelos desenvolvidos com o uso da ferramenta TimeNet 4.4. Primeiramente através de levantamento de modelo para um cruzamento simples com 4 vias e posteriormente o modelo foi incrementado para um conjunto de 10 vias e 3 cruzamentos. O trabalho mostra, então, que a partir da composição de modelos simples, que representam apenas um cruzamento, pode-se evoluir para a representação de um sistema com dimensões e complexidade maiores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Informática-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem-
Palavras-chave: dc.subjectPetri, Redes de-
Palavras-chave: dc.subjectTrânsito urbano-
Palavras-chave: dc.subjectModelyng-
Palavras-chave: dc.subjectPetri nets-
Palavras-chave: dc.subjectCity traffic-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleTécnicas de modelageme simulação aplicadas ao gerenciamento de tráfego urbano-
Título: dc.titleModeling and simulation techniques applied to urban traffic management-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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