Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Postigo, Matheus Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Postigo, Matheus Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Richter, Wagner Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Bechlin, Marcos André | - |
Autor(es): dc.creator | Kaminski, Fabiana Tais | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:08:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:08:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29817 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108131 | - |
Descrição: dc.description | Motorsport has been a worldwide passion for over a century. In Brazil, it won thousands of fans and lovers after the inauguration of Gávea Circuit, comprising 12 km of innumerable very tight turns, and the cars reached 300 km/h in straights. The evolution of technology allowed the creation of different vehicles and increasingly faster tests, always seeking to combine safety and performance in a balanced way. However, accidents are a reality and even though advanced safety elements exist, the pilot's life is always at risk, such as the accident that took Ayrton Senna’s life in 1994. Turns represent the region of greatest danger in a race track, as the lateral acceleration to which the car is subjected can cause a tangential escape. This, even if it doesn't cause an accident, still represents the loss of valuable milliseconds to the pilot, because once the car skids, a part of the engine's energy is being lost in the tires. In a turn, the sum of the forces in the three planes act on the car's behavior and in cases of rain, the situation is aggravated by the lack of grip caused by water. In auto racing, every more experienced driver knows that any mistakes made in turns will be reflected in the final time of the race. This work proposes the investigation of a controlled method of increasing grip on curves to be added to vehicles, both as a way to improve their safety as to increase their performance, reducing the need for braking when entering turns. This will consist of a magnets system coupled to the vehicle and an asphalt coating with magnetic characteristics. | - |
Descrição: dc.description | O automobilismo é uma paixão mundial de mais de um século. No Brasil, conquistou milhares de fãs e apaixonados após a inauguração do Circuito da Gávea, composto por 12 km de inúmeras curvas muito fechadas, sendo que os carros já alcançavam 300 km/h em retas. A evolução da tecnologia permitiu a criação de veículos diversos e provas cada vez mais rápidas, sempre buscando aliar segurança e desempenho de maneira equilibrada. Contudo, os acidentes são uma realidade e por mais que elementos de segurança avançados existam, a vida do piloto está sempre em risco, como por exemplo o acidente que tirou a vida de Ayrton Senna em 1994. Curvas representam a região de maior perigo em um autódromo, pois a aceleração lateral a que o carro é submetido pode provocar um escape tangencial. Este, mesmo que não cause um acidente, ainda representa a perda de valiosos milissegundos ao piloto, pois uma vez derrapando, uma parte da energia do motor está sendo perdida nos pneus. Em uma curva, a somatória das forças nos três planos atuam sobre o comportamento do carro e em casos de chuva, a situação é agravada pela falta de aderência causada pela água. Nas corridas automobilísticas, todo piloto mais experiente sabe que quaisquer erros cometidos nas curvas serão refletidos no tempo final da corrida. Este trabalho propõe a investigação de um método controlado de aumento de aderência em curvas a ser adicionado aos veículos, tanto como forma de melhorar sua segurança quanto para aumentar seu desempenho, reduzindo a necessidade de frear na entrada das curvas. Este será composto por um sistema de ímãs acoplados ao veículo e pelo revestimento asfáltico com características magnéticas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Engenharia Química | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carros de corrida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magnetismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Asfalto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pavimentos de asfalto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automóveis - Freios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobiles, Racing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magnetism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Asphalt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pavements, Asphalt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobiles - Brakes | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA | - |
Título: dc.title | Frenagem magnética: segurança e melhor desempenho automobilístico | - |
Título: dc.title | Magnetic braking: safety and improved automobile performance | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: