
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles ALbert David N T Mendonça | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Karen Rentz dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:08:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:08:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36695 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108119 | - |
| Descrição: dc.description | This work's theme is the use of digital applications and games for learning in the initial grades of elementary school, and aims to understand how digital games and applications are capable of maintaining children's concentration for a long time, in addition to stimulating motivation and pleasure. in playing, based on a brief reflection, we also seek to analyze the possibilities of contributions of these tools for educational purposes in the classroom. When it comes to the classroom and the teaching and learning process, the role of the teacher cannot fail to be considered, as he is the mediator between electronic devices and teaching, he is the one who ransforms all teaching instruments into learning, but He also encounters difficulties and obstacles that interfere with his ability to use technological resources. In this bibliographical review work, a way will be suggested to equalize the student's interest between common digital games and educational ones, which can be used by teachers with children in the initial grades of elementary school, which illustrate how much virtual resources can collaborate as the teaching and learning process. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como temática o uso de aplicativos e jogos digitais para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, e visa entender como os jogos digitais e aplicativos são capazes de manter a concentração de crianças por muito tempo, além de estimular a motivação e prazer em jogar, a partir de uma breve reflexão, busca-se também analisar as possibilidades de contribuições dessas ferramentas para fins educacionais em sala de aula. Em se tratando de sala de aula e processo de ensino e aprendizagem, o papel do professor não pode deixar de ser considerado, já que é o mediador entre os aparatos eletrônicos e o ensino, é quem transforma todos os instrumentos de ensino em aprendizagem, mas também encontra dificuldades e obstáculos que interferem na sua desenvoltura frente aos recursos tecnológicos. Neste trabalho de revisão bibliográfica, será sugerido uma forma de igualar o interesse do aluno entre jogos digitais comuns e os educacionais, que podem ser usados por professores com crianças das séries iniciais do ensino fundamental, que ilustram o quanto os recursos virtuais podem colaborar como o processo de ensino e aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Uso de aplicativos e jogos digitais no ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental | - |
| Título: dc.title | Use of digital applications and games in teaching and learning in the early grades of elementary education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: