Formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGuerrini, Daniel-
Autor(es): dc.creatorAlencar, Amanda Yuri Nishiyama de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Lucas Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:08:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:08:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30037-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/198053147066-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108099-
Descrição: dc.descriptionThis paper discusses the process of training engineers, from observations of a machining course in a Mechanical Engineering program. Data collection and interpretation were subsidized by the history of engineering in Brazil, as well as the sociology of professions. Thus, it was understood how the systematized knowledge of this group is used to indicate internal, hierarchical positions within the profession and in relation to external groups. Data points to a hierarchization based on the opposition between academic training and improvised practices from the factory floor, despite the close relationship of these professionals with such practices. This opposition carries strong, symbolic violence when faced with the gender variable in the process of training these engineers.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo discute o processo de formação de engenheiros a partir de observações de uma disciplina de usinagem em um curso de Engenharia Mecânica. Subsidiaram a coleta de dados e sua interpretação a história da engenharia no Brasil, assim como a sociologia das profissões. Assim, entendeu-se como o conhecimento sistematizado desse grupo é mobilizado para marcar posições hierárquicas internas à profissão e em relação a grupos externos. Os dados apontam para uma hierarquização fundamentada na oposição entre formação acadêmica e práticas improvisadas do chão de fábrica, a despeito da estreita relação desses profissionais com tais práticas. Essa oposição assume contornos de forte violência simbólica quando deparada com a variável gênero no processo de formação desses engenheiros.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Relação: dc.relationCadernos de Pesquisa-
Relação: dc.relationhttps://www.scielo.br/j/cp/a/fvLnWkqrZB7PykCRtBG4cnF/?lang=pt-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectProfissões - Aspectos sociológicos-
Palavras-chave: dc.subjectEngineering-
Palavras-chave: dc.subjectOccupational training-
Palavras-chave: dc.subjectProfessions - Sociological aspects-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA-
Título: dc.titleFormando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra-
Título: dc.titleTraining engineers in a machining laboratory: knowledge, gender and gambiarra-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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