Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Polese, Edna da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Polese, Edna da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.creator | Pazin, Taise Marta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:08:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:08:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18892 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108074 | - |
Descrição: dc.description | Fazer com que os alunos sintam prazer e criem o hábito da leitura é uma das tarefas mais difíceis e importantes para um professor de Português. Para isso, o profissional da educação deve estar bem fundamentado para encontrar caminhos que contribuam para a aprendizagem de textos literários, sabendo o que é um bom texto literário e como encaminhá-lo em sala de aula. Sabe-se que práticas metodológicas de ensino e aprendizagem, direcionadas apenas em teorias tradicionais, não contemplam de modo aprofundado as reais necessidades de leitura e escrita por parte dos alunos. Os educadores devem buscar estratégias que aprimorem tal ensino, de modo a despertar nos alunos o gosto pela leitura, propondo em sala, didáticas que visem desenvolver atividades leitoras. Nesse sentido, busca-se demonstrar através de uma análise literária que a prática metodológica baseada em sequências didáticas que possam atender de forma processual essas necessidades que os professores tanto almejam: fazer do ensino da literatura uma prática significativa para si e também para seus alunos. Como forma de refletir sobre tais questões, e sugerindo caminhos para se chegar ao letramento literário no ensino médio, expomos, nesse artigo, uma proposta didática tomando como referência o modelo de sequência expandida de Cosson. Utilizaremos como obra literária o conto “O enfermeiro” de Machado de Assis. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Metodologias alternativas para o ensino de literatura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: