Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Affonso, Igor de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Falaschi, Rafaela Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Affonso, Igor de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Falaschi, Rafaela Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Ament, Danilo César | - |
Autor(es): dc.contributor | Karling, Letícia Cucolo | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Daniel de Castro Schelesky | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:08:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:08:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27756 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1108013 | - |
Descrição: dc.description | In 2000, the first draft of PhyloCode was made public, an alternative naming code that does not follow Linnaean rankings and is based on the relationships of taxa in cladograms. In this study, the impact of the PhyloCode on the scientific literature was analyzed from the appearance of its first proposal until the year 2021. The areas that most assimilated the proposal, the criticisms over time and whether there was growing adherence were investigated the use of this proposal to the present day. The analyzed data were obtained from the Web of Science database, where 121 articles that used or discussed the PhyloCode were found. The search terms used were PhyloCode* and PhyloCod* and the parameter year of publication (2000-2021). The results suggest that despite the criticisms of PhyloCode, the proposal was used in research in several areas, such as Zoology and Botany, and to a lesser extent by Physiology, Mycology and Ecology, as an alternative to the Linnaean category system. Most articles were published in the area of Systematics and Taxonomy, and discuss the functionality of the proposed code. Despite the proposal's potential, its acceptance by science can be considered relatively low and still generates discussions, just like any scientific novelty. | - |
Descrição: dc.description | Em 2000, tornou-se público o primeiro rascunho do PhyloCode, um código de nomenclatura alternativo que não segue os ranqueamentos lineanos e baseia-se nas relações dos táxons nos cladogramas. Neste estudo, analisa-se o impacto da proposta do PhyloCode na literatura científica, desde o surgimento de sua primeira proposta até o ano de 2021. Foram investigadas as áreas que mais assimilaram a proposta, as críticas ao longo do tempo e se houve adesão crescente ao uso dessa proposta até os dias atuais. Os dados analisados foram obtidos na base Web of Science, onde foram encontrados 121 artigos que utilizaram ou debateram o PhyloCode. Os termos de busca utilizados foram PhyloCode* e PhyloCod* e o parâmetro ano de publicação (2000-2021). Os resultados sugerem que apesar das críticas ao PhyloCode, a proposta foi utilizada em pesquisas de diversas áreas, como Zoologia e Botânica, e em menor número pela Ficologia, Micologia e Ecologia, como uma alternativa ao sistema de categorias lineanas. A maioria dos artigos foi publicada na área da Sistemática e Taxonomia, e discute a funcionalidade da proposta do código. Apesar do potencial da proposta, sua aceitação pela ciência pode ser considerada relativamente baixa e ainda gera discussões, tal como qualquer novidade científica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Classificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zoologia - Classificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zoologia - Nomenclatura popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indicadores de ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology - Classification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zoology - Classification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zoology - Nomenclature (Popular) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science indicators | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Uma investigação cienciométrica sobre o impacto da proposta PhyloCode na literatura científica | - |
Título: dc.title | A scientometric investigation into the impact of the PhyloCode proposal on the scientific literature | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: