Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 | - |
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 | - |
Autor(es): dc.contributor | Luccas, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5435-5478 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0267578230733577 | - |
Autor(es): dc.creator | Morais, Rosimeiri da Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:08:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:08:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30155 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107956 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Uma sequência de tarefas exploratórias no geoplano | - |
Descrição: dc.description | This qualitative and interpretative research aims to understand the mathematical arguments developed by 5th grade students from a public school in Cornélio Procópio, Paraná, Brazil, when they collaboratively solve a sequence of exploratory tasks involving plane geometric figures. As research questions we listed: (i) what mathematical concepts are used by 5th grade students when making mathematical arguments about plane geometric figures? (ii) what mathematical reasoning processes support these arguments? For this, we present a theoretical study on mathematical reasoning and its processes, on exploratory tasks and their potential for mathematical reasoning, and on the teaching of plane geometry in the Early Years of Elementary School. The research follows the methodological assumptions of Design-Based Research. Data was collected through participant observation supported by audio and video recordings and also by collecting the written records made by the students while solving the tasks. The data were analyzed from the transcript of the discussions between two pairs of students and discussed in light of the theoretical foundation. We conclude that the exploratory tasks applied in this research contributed to the development of mathematical reasoning of the students, enabling arguments between pairs and with the teacher, the development of related concepts of plane geometry specifically related to the area and perimeter of plane figures. Opportunity to develop the processes of mathematical reasoning: conjecture, compare, classify justify, and generalize. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa qualitativa e interpretativa tem, como objetivo, compreender os argumentos matemáticos elaborados por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Cornélio Procópio, Paraná, Brasil, ao resolverem, de forma colaborativa, uma sequência de tarefas exploratórias envolvendo figuras geométricas planas. Como questões de pesquisa, elencamos: (i) quais conceitos matemáticos são utilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas? (ii) quais processos de raciocínio matemático sustentam essa argumentação? Para isso, apresentamos um estudo teórico sobre o raciocínio matemático e seus processos, sobre tarefas exploratórias e seu potencial para o raciocínio matemático e sobre o ensino de Geometria Plana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa segue os pressupostos metodológicos da Investigação Baseada em Design. Os dados foram coletados por meio de observação dos participantes apoiada em gravações de áudio e vídeo e pela coleta dos registros escritos feitos pelos alunos durante a resolução das tarefas. Os dados foram analisados a partir da transcrição das discussões entre duas duplas de alunos e discutidos à luz da fundamentação teórica. Como resultados, destacamos que as tarefas de caráter exploratório aplicadas nesta pesquisa contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos, possibilitando, a partir de argumentações entre as duplas e com o professor, o desenvolvimento dos conceitos relacionados de Geometria Plana e o desenvolvimento de alguns processos de raciocínio matemático: conjecturar, comparar, classificar, justificar e generalizar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria plana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Examinations, questions, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reasoning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry, Plane | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes do 5º ano ao argumentar matematicamente a respeito de figuras geométricas planas | - |
Título: dc.title | Mathematical reasoning processes mobilized by 5th grade students when arguing mathematically about plane geometric figures | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: