Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Viera, Graciela Leila Heep | - |
Autor(es): dc.creator | Brach, Elizete Neuza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:08:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:08:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21717 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107951 | - |
Descrição: dc.description | His study found that the research on science education biology, physics and chemistry in high school and elementary) has focused the various elements related to it, some more specific, such as the role of practical activities, the textbook and different ways to approach the content, where there are many challenges faced by teachers of Chemistry highlighting the difficulty in linking the knowledge of Chemistry received in educational institutions and/or universities, with their teaching practice. Several studies regarding recreational activities have to prove that the game, besides being a source of pleasure and discovery for the student can contribute significantly to the process of knowledge construction as mediators of student learning. Seeking a better understanding of the content covered in class, we prepared a card game fruit with the main purpose to understand the nutritional content of them, and the importance of fruit for a healthier diet associated with the content of organic chemistry (chemical food) in order that the student has the opportunity to learn while playing. There was a comparison of data acquired by a questionnaire (before and after the game) and analyzed statistically efficient method of playfulness and intensified the understanding of the importance of fruit to food. The survey was conducted in the municipality of São Miguel do Iguaçu, with the participation of the students of the third year of middle school students conducted a survey checking the fruit and its nutritional value later with this information we designed a card game (super asset) where students had the opportunity to meet many different fruits containing nutritional labeling of each fruit. It was found that the practice of recreational activities promotes a cheerful and relaxed atmosphere, the use of games in the classroom, encourages creativity, spontaneity, and awareness of the students, to promote healthier eating practices. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho verificou sobre o ensino de ciências (Biologia, Física e Química no ensino médio e fundamental) e as diferentes formas de abordagem dos conteúdos, onde são muitos os desafios encontrados pelos professores de Química destacando-se a dificuldade em associar os conhecimentos de Química recebidos nas instituições de ensino e/ou universidades, com sua prática docente. Vários estudos a respeito de atividades lúdicas vêm comprovar que os jogos, além de ser fonte de prazer e descoberta para o aluno pode contribuir significantemente para o processo de construção do conhecimento do aluno como mediadores da aprendizagem. Visando uma melhor compreensão do conteúdo abordado em sala de aula, elaborou-se um jogo de cartas de frutas com o principal objetivo a compreensão do teor nutricional dos mesmos, e a importância das frutas para uma alimentação mais saudável associado ao conteúdo de química orgânica (química dos alimentos) com intuito que o aluno tenha a oportunidade de aprender jogando. Fez-se um comparativo dos dados adquiridos por um questionário (antes e depois do jogo) e analisou-se estatisticamente a eficiência do método lúdico e intensificou-se a compreensão da importância do consumo de frutas à alimentação. A pesquisa foi realizada, no município de São Miguel do Iguaçu, com alunos do terceiro ano do ensino médio. Os alunos realizaram uma pesquisa verificando as frutas e seu valor nutricional que posteriormente com essas informações foi elaborado um jogo de cartas (super trunfo) onde tiveram a oportunidade de conhecer as mais diversas frutas com suas respectivas rotulagens nutricionais. Verificou-se que a prática de atividades lúdicas promove um ambiente alegre e descontraído, onde a utilização de jogos em sala de aula incentiva a criatividade, espontaneidade e conscientização dos educandos, em promovendo práticas alimentares mais saudáveis. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem por atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Uso do lúdico e da contextualização para aulas de química orgânica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: