Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Magda Santos da | - |
Autor(es): dc.creator | Bispo, Evandro Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:07:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:07:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20625 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107889 | - |
Descrição: dc.description | This work had as a theme The Curriculum of Youth and Adult Education – EJA in a School in the city of Santo Antônio de Jesus – Bahia and started from the need to perceive the intentionality of the curriculum of Elementary Education II of Youth and Adult Education in the Municipal School. For this purpose, the present qualitative research was developed from the bibliographical, documentary and field research. The bibliographic survey took place through academic studies and scientific productions that deal with Youth and Adult Education, Educational Legislation and Curriculum. We analyzed the Political Educational Project of the local school of this investigation, as well as the Curriculum Plan and Curriculum Model of the EJA. In addition to this process, the field research was carried out in which questionnaires were applied with the students who attend the EJA, the ones that constituted the sample population of the research. The information obtained during the stages of the mentioned study pointed out how the Education of Young and Adults in the Municipal has been conceived, leading us to a reflection on the way in which the models of this Basic Education Teaching Modality has and should be thought of. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática O Currículo da Educação de Jovens e Adultos – EJA em uma Escola no município de Santo Antônio de Jesus – Bahia e partiu da necessidade de perceber a intencionalidade do currículo do Ensino Fundamental II da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto a presente pesquisa de cunho qualitativo desenvolveu – se a partir da realização da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O levantamento bibliográfico ocorreu através de estudos acadêmicos e produções científicas que abordam sobre a Educação de Jovens e Adultos, Legislação Educacional e Currículo. Analisou-se o Projeto Político Pedagógico da escola lócus desta investigação, assim como, o Plano e Modelo Curricular da EJA. Além desse processo, realizou-se a pesquisa de campo em que foram aplicados questionários com os alunos que frequentam a EJA, esses que constituíram a população amostra da pesquisa. As informações obtidas durante as etapas do referido estudo apontaram sobre como tem sido concebida a Educação de Jovens e Adultos, conduzindo-nos a uma reflexão sobre a maneira como os modelos curriculares desta Modalidade de Ensino da Educação Básica tem e devem ser pensados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | O currículo da educação de jovens e adultos – EJA em uma escola no município de Santo Antônio de Jesus – Bahia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: