
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Trindade, Larissa de Lima | - |
| Autor(es): dc.contributor | Trindade, Larissa de Lima | - |
| Autor(es): dc.contributor | Follmann, Neimar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Palaro, Ricardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinto, Vanie Dias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:07:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:07:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23066 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107866 | - |
| Descrição: dc.description | This work had as its theme the Participatory Budget and openness in democratic popular participation in government decision-making, as well as its implementation in Osasco since its inception in 2005. This monograph addressed a case study of application of semi structured questionnaire conducted with coordination of participatory municipal budget, along with analysis of information available on the City Hall site. As a result, it was found that the participatory budget is introduced greater transparency and accountability to the population as well, was not a social facilitator to check on access to information that is intended to the exchequer, which impairs the consolidation of this instrument as effective democratically once popular participation proved quite restricted. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática o Orçamento Participativo e a sua abertura na participação popular democrática nas tomadas de decisões governamentais, bem como, a sua implementação do município de Osasco desde seu início em 2005. A presente monografia abordou um estudo de caso com aplicação de questionário semi estruturado realizado junto a coordenação do orçamento participativo do município, juntamente com a análise de informações disponíveis no site da prefeitura. Como resultado, constatou-se que o orçamento participativo não introduziu uma maior transparência e confiabilidade junto à população, bem como, não foi um facilitador para verificação social quanto ao acesso às informações a que se destina o erário público, o que prejudica a consolidação deste instrumento como eficaz democraticamente, uma vez que a participação popular se mostrou bastante restrita. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Administração | - |
| Publicador: dc.publisher | Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transparência na administração pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Participação social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública - Participação do cidadão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transparency in government | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social participation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public policy - Citizen participation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
| Título: dc.title | Orçamento participativo como instrumento de democracia na cidade de Osasco | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: