Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fontana, Isabela Mantovani | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontana, Isabela Mantovani | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Raquel Rabelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Vörös, Anna Lucia da Silva Araújo | - |
Autor(es): dc.creator | Schueda, Letícia Deon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:07:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:07:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33033 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107841 | - |
Descrição: dc.description | Clothing companies have grown more and more in recent years, following the interest of consumers. In contrast, 6 out of 10 young people say they are not satisfied with their mental health, and only 15% claim to be self-aware. Given that self-awareness is one of the key points for finding a personal style and consciously expressing a message through clothing, there is a gap in this area and, faced with this fact, the idea of an application that helps individuals to become more aware of their own existence and, thus, consume and use fashion in a healthy way. For this, psychology themes such as emotions, feelings, identity and others were presented, as well as new concepts such as fashion psychology. The development of the work was carried out by exploratory research and four more phases, namely: planning, analysis, synthesis and creativity. In the end, it was concluded that not only the way of dressing can be changed by emotions and feelings, but also that emotions and feelings can be changed by the way of dressing, reaching the result of a concept application that helps in the process of individual self-knowledge through clothes. | - |
Descrição: dc.description | Empresas do ramo vestuário têm crescido cada vez mais nos últimos anos, acompanhando o interesse dos consumidores. Em contrapartida, 6 a cada 10 jovens dizem não estar satisfeitos com sua saúde mental, e apenas 15% afirmam ter autoconhecimento. Dado que o autoconhecimento é um dos pontos-chave para encontrar um estilo pessoal e expressar conscientemente uma mensagem através do vestuário, existe uma lacuna nesta área e, perante este fato, surge a ideia de uma app que ajude os indivíduos a se tornarem mais conscientes de sua própria existência e, portanto, consumir e utilizar a moda de maneira saudável. Para isso foram apresentados temas da psicologia como emoções, sentimentos, identidade e outros, e também novos conceitos como o da psicologia da moda. O desenvolvimento do trabalho se deu por pesquisas exploratórias e por mais quatro fases, sendo elas: planejamento, análise, síntese e criatividade. Ao fim concluiu-se que não só a forma de vestir pode ser alterada pelas emoções e sentimentos, mas também que as emoções e os sentimentos podem ser alterados pela forma de vestir, chegando ao resultado de um aplicativo conceito que auxilia no processo de autoconhecimento individual através das roupas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Design | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vestuário - Aspectos psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emoções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moda - Estilo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clothing and dress - Psychological aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emotions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fashion design | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Como as emoções e sentimentos influenciam no vestir-se | - |
Título: dc.title | How emotions and feelings influence dressing | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: