Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scheffel, Roberto Milton | - |
Autor(es): dc.contributor | Passarini, Rosane Fátima | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Eduardo Pezutti Beletato dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Scheffel, Roberto Milton | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Rafael Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:07:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:07:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30386 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107766 | - |
Descrição: dc.description | One of the challenges when learning a new language is pronunciation. This final paper aims tovalidate the use of automatic speech recognition technology applied to teaching pronunciation.According to the research presented, there is no consensus among researchers about howefficient the technology can be. Therefore, the work aims primarily to analyze and comparethe assertiveness rate of the APIs: Google Speech to Text, Rev.Ai, and Web Speech API.The second part of the work consists of carrying out a practical test with English studentsthrough a prototype of a pronunciation teaching application that uses the Web Speech API forautomatic transcriptions. Thus, it is expected that the results of this work can contribute tofuture educational projects that use automatic speech recognition. | - |
Descrição: dc.description | Um dos desafios ao se aprender um novo idioma é a pronúncia. Esse trabalho visa validar o uso da tecnologia de reconhecimento automático de fala aplicada ao ensino de pronúncia. Segundo as pesquisas apresentadas, não há um consenso entre os pesquisadores sobre o quão eficiente a tecnologia pode ser. Diante disso, o trabalho tem como objetivo primeiramente analisar e comparar a taxa de assertividade das API: Google Speech to Text, Rev.Ai e Web Speech Api. A segunda parte do trabalho consiste na realização de um teste prático com alunos de inglês através de um protótipo de um aplicativo de ensino de pronúncia que utiliza a Web Speech Api para transcrições automáticas. Dessa forma espera-se que os resultados do presente trabalho possam contribuir para futuros projetos didáticos que utilizem o reconhecimento automático de fala. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Sistemas para Internet | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reconhecimento automático da voz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interlíngua (Aprendizagem de línguas) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automatic speech recognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interlanguage (Language learning) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Análise do reconhecimento automático de fala aplicado ao ensino de pronúncia de língua estrangeira | - |
Título: dc.title | Analysis of automatic speech recognition applied to foreign language pronunciation teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: