Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | Affonso, Igor de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Fabiane Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Jaddy Schneider | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:07:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:07:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37810 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107732 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Ilustração científica de artrópodes terrestres para o ensino de zoologia e relações ecológicas | - |
Descrição: dc.description | This work addresses the use of images in the educational process. It seeks to answer the question, "How is the use of images in the educational process of Zoology and in the didactic materials of the National Plan for Books and Didactic Materials (PNLD) concerning this subject?" To do this, it relies on qualitative and quantitative analyses of the illustrations and photographs contained in the sections related to Zoology in the high school textbooks provided by the PNLD to the State Education Network of Ponta Grossa, Paraná, between the years 2021 and 2023. Through this analysis, it is observed that there is a limited use of images in the corresponding sections. An Ebook titled "Scientific Illustration of Terrestrial Arthropods for the Teaching of Zoology and Ecological Relationships" is developed, which provides Biology teachers with an alternative methodology for complementing the teaching process. It is concluded that the provided material complements the curriculum content, as standard didactic materials require such enrichment on the part of the teacher. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho aborda o uso de imagens no processo educacional. Busca-se responder à pergunta “Como é feito o uso de imagens no processo educacional de Zoologia e nos materiais didáticos do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a respeito desse tema?”. Para isso, baseia-se nas análises qualitativa e quantitativa das ilustrações e fotografias contidas nas seções referentes à Zoologia dos Livros Didáticos dos cursos de Ensino Médio fornecidos pelo PNLD à Rede Estadual de Educação de Ponta Grossa (Paraná) entre os anos de 2021 e 2023. Com tais, verificase o uso exíguo das imagens nas seções correspondentes. Desenvolve-se o E-book intitulado “Ilustração Científica de Artrópodes Terrestres para o ensino de Zoologia e Relações Ecológicas” que enseja ao Professor de Biologia usufruir de metodologia alternativa para complementação do processo de docência. Conclui-se que o disposto material vem a complementar o conteúdo curricular, uma vez que o material didático padrão necessita tal enriquecimento por parte do professor. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zoologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpretação de imagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ilustrações científicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zoology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic books | - |
Palavras-chave: dc.subject | Picture interpretation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific illustration | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Imagens na zoologia: livros didáticos e uma proposta de estudo mediada pela ilustração científica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: