Imagens na zoologia: livros didáticos e uma proposta de estudo mediada pela ilustração científica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiquelin, Awdry Feisser-
Autor(es): dc.contributorMiquelin, Awdry Feisser-
Autor(es): dc.contributorAffonso, Igor de Paiva-
Autor(es): dc.contributorBorges, Fabiane Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jaddy Schneider-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:07:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:07:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37810-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107732-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produção técnica: Ilustração científica de artrópodes terrestres para o ensino de zoologia e relações ecológicas-
Descrição: dc.descriptionThis work addresses the use of images in the educational process. It seeks to answer the question, "How is the use of images in the educational process of Zoology and in the didactic materials of the National Plan for Books and Didactic Materials (PNLD) concerning this subject?" To do this, it relies on qualitative and quantitative analyses of the illustrations and photographs contained in the sections related to Zoology in the high school textbooks provided by the PNLD to the State Education Network of Ponta Grossa, Paraná, between the years 2021 and 2023. Through this analysis, it is observed that there is a limited use of images in the corresponding sections. An Ebook titled "Scientific Illustration of Terrestrial Arthropods for the Teaching of Zoology and Ecological Relationships" is developed, which provides Biology teachers with an alternative methodology for complementing the teaching process. It is concluded that the provided material complements the curriculum content, as standard didactic materials require such enrichment on the part of the teacher.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda o uso de imagens no processo educacional. Busca-se responder à pergunta “Como é feito o uso de imagens no processo educacional de Zoologia e nos materiais didáticos do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a respeito desse tema?”. Para isso, baseia-se nas análises qualitativa e quantitativa das ilustrações e fotografias contidas nas seções referentes à Zoologia dos Livros Didáticos dos cursos de Ensino Médio fornecidos pelo PNLD à Rede Estadual de Educação de Ponta Grossa (Paraná) entre os anos de 2021 e 2023. Com tais, verificase o uso exíguo das imagens nas seções correspondentes. Desenvolve-se o E-book intitulado “Ilustração Científica de Artrópodes Terrestres para o ensino de Zoologia e Relações Ecológicas” que enseja ao Professor de Biologia usufruir de metodologia alternativa para complementação do processo de docência. Conclui-se que o disposto material vem a complementar o conteúdo curricular, uma vez que o material didático padrão necessita tal enriquecimento por parte do professor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Ensino-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectZoologia-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectLivros eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectInterpretação de imagens-
Palavras-chave: dc.subjectIlustrações científicas-
Palavras-chave: dc.subjectZoology-
Palavras-chave: dc.subjectEcology-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic books-
Palavras-chave: dc.subjectPicture interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectScientific illustration-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleImagens na zoologia: livros didáticos e uma proposta de estudo mediada pela ilustração científica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.