
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
| Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
| Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
| Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
| Autor(es): dc.creator | Cocolichio, Levi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:07:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:07:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22069 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107709 | - |
| Descrição: dc.description | The performance of the teacher in the classroom is increasingly being asked for new strategies due to the demand for work, in the course of the different educational proposals permeated by its historical context. The school is alive, having different goals and at the same time being the product of educational philosophies. Currently the inclusion of an earlier public in marginality, the special student among them the one of TEA, generates a new positioning before the learning teaching. Needing a differentiated (appropriate) posture among target audiences. Thus, it is questioned if the competences listed to the professional based on the theory of competences of Philippe Perenoud, really produces a teacher able to offer the product (teaching), with quality? Is the science teacher fit this new profile? This paper aims to answer which competences the teacher presents compared to Phillipe Perenoud theory, and the pedagogical theoretical base that he supports when working for the new public. | - |
| Descrição: dc.description | A atuação do professor em sala de aula, cada vez mais lhe é solicitado novas estratégias em razão da demanda de trabalho, no decorrer das diferentes propostas educacionais permeado pelo seu contexto histórico. A escola e viva, tendo objetivos diferentes e ao mesmo tempo sendo produto de filosofias educacionais. Atualmente a inclusão de um público antes na marginalidade, o aluno especial entre eles o de TEA, gera um novo posicionamento diante do ensino aprendizagem. Necessitando uma postura diferenciada (adequada) entre os públicos alvos. Assim se questiona se as competências elencadas ao profissional com base na teoria das competências de Philippe Perenoud, produz realmente um professor apto a oferecer o produto (ensino), com qualidade? O professor de Ciências está adequado a esse novo perfil? Neste trabalho se busca responder quais competências o professor apresenta comparado a teoria de Phillipe Perenoud, e a base teórica pedagógica a que sustenta ao trabalho para o novo público. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autismo em crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eficácia no ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autism in children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Effective teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Segundo Phillippe Perenoud, quando há a inserção de alunos com transtorno do espectro Autista (TEA) | - |
| Título: dc.title | According to Phillippe Perenoud, when there is the insertion of students with Autism spectrum disorder (TEA) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: