Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8453-0751 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6914975623530073 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9591-1960 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5266519228515641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8453-0751 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6914975623530073 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9591-1960 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5266519228515641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Everaldo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0068-1670 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4732435096321874 | - |
Autor(es): dc.contributor | Resende, Luis Mauricio Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4151-0843 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5368459603526305 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Andreia Ferrari dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:07:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:07:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35341 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107701 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Educação ambiental e design thinking: plano de aula | - |
Descrição: dc.description | Professional and Technological Education, according to the National Education Guidelines and Framework Law, aims to prepare individuals for productive activities. It arises in response to the globalized social and economic organization, which influences the relationship between environment and economy. Continuous professional development is crucial, as educators need to stay updated to effectively prepare future professionals for the job market. However, many teachers in this field come from technical backgrounds and may lack an appropriate pedagogical approach. This research aimed to analyze the integration of design thinking as an active methodology within Professional and Technological Education in a technical Administration course, potentially contributing to educators’ approach to Environmental Education. The methodology used in this dissertation is qualitative and exploratory, implemented through a participatory method. Data collection involved questionnaires with questions ordered according to a predetermined criterion. Data analysis was conducted through content analysis. Results indicate that the workshop conducted with the course's educators provided an engaging opportunity to explore the active methodology of design thinking, adapted to the context of Professional and Technological Education. This allowed participants to reflect on their teaching practices, facilitating their understanding of the need for more meaningful learning and the importance of exploring appropriate methods, as revealed by their responses after participation. Thus, it is concluded that teachers could implement this methodology in their classrooms. | - |
Descrição: dc.description | A Educação Profissional e Tecnológica, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, visa preparar indivíduos para atividades produtivas. Ela surge em resposta à organização social e econômica globalizada, que influencia a relação entre ambiente e economia. A formação contínua de docentes é crucial, pois eles devem estar atualizados para inserir futuros profissionais no mercado de trabalho. No entanto, muitos professores dessa modalidade vêm de áreas técnicas e podem carecer de uma abordagem pedagógica adequada. Assim, essa pesquisa teve por objetivo analisar a inserção do design thinking enquanto metodologia ativa no âmbito Educação Profissional e Tecnológica em um curso técnico em Administração, como uma possível contribuição aos docentes na abordagem da Educação Ambiental. A metodologia utilizada nessa dissertação é a qualitativa, de natureza exploratória, executada por meio do método participante. A coleta de dados foi realizada utilizando questionários, compostos por perguntas ordenadas de acordo com um critério predeterminado. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a oficina realizada com os docentes do curso proporcionou uma oportunidade envolvente para explorar a metodologia ativa do design thinking, adaptada ao contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Isso permitiu aos participantes refletirem sobre suas práticas de ensino, facilitando a compreensão da necessidade de um aprendizado mais significativo e da importância de explorar métodos adequados, conforme revelado pelas suas respostas após a participação. Assim, conclui-se que os professores poderão implementar essa metodologia em suas salas de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Educação ambiental e design thinking: aplicações no curso de administração | - |
Título: dc.title | Environmental education and design thinking: applications in the administration course | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: