Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Larissa Klosowski de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:07:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:07:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29668 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107689 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to understand how cartoons are used as a resource for teaching history in a didactic collection of books distributed in the year 2015. For it, it was assumed that the cartoons are used as historical sources and are forwarded as such in this material. To answer this hypothesis, we started first from the framework, to understand what these resources are and their possible uses in the classroom on the history discipline. It is worth noting that initially the cartoons are typologies of verbal and non-verbal textual genre whose purpose is to transpose the content through exaggeration, criticism and the author's intentionality. With regard to history, this element comprehends as a source that allows the identification of reactions in the face of some conjecture that permeated the reality of the author of the cartoon thus being able to understand the list of sources. The methodology in this sense corresponded to bibliographic research, to delimit the uses of cartoons in the reference science to then analyze the ways in which they are used in textbooks. | - |
Descrição: dc.description | A presente proposta visa compreender como as charges são utilizadas enquanto recurso para o ensino de história em uma coleção didática distribuída no ano de 2015. Para tanto, partiu-se da hipótese de que as charges são utilizadas como fontes históricas e são encaminhadas enquanto tais neste material selecionado. Para responder a tal hipótese, partiu-se, primeiramente, do referencial para se compreender o que são esses recursos e quais as suas possíveis utilizações em sala de aula na disciplina de história. Vale destacar, inicialmente, que as charges são tipologias de gênero textual verbal e não verbal, cujo o objetivo é transpor o conteúdo por intermédio do exagero, da crítica e da intencionalidade do autor. No que tange à história, esse elemento compreende uma fonte que permite a identificação de reações diante de alguma conjuntura que permeou a realidade do autor da mesma, podendo, portanto, compreender o rol de fontes. A metodologia, neste sentido, correspondeu à pesquisa bibliográfica para delimitação dos usos das charges na ciência de referência, para, então, analisar as formas como as mesmas são utilizadas nos livros didáticos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative activities and seat work | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | As charges no ensino de história: algumas considerações sobre seus usos nos livros didáticos escolares | - |
Título: dc.title | Cartoons in the teaching of history: considerations about their uses in school's textbooks | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: