Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de | - |
Autor(es): dc.contributor | Los Santos, Bruna da Rosa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Nishida, Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Maria Lúcia de Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Thalya Gonçalves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:07:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:07:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34814 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107681 | - |
Descrição: dc.description | This research analyzes, qualitatively, the linguistic development of Brazilian Portuguese (BP) open-mid and closed-mid / e /, / Ɛ /, / o / and / ɔ /vowel productions. The research participants are two learners of Portuguese who received classes at the Portuguese, as a third language, to Speakers of Other Languages’ Extension Program (UTFPR-CT), have Spanish as first language – Chilean and Bolivian varieties – and have English as a second language. The study bases on the perspective of Theory of Complex Dynamic Systems (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011; LARSEN-FREEMAN, 2015; DE BOT, 2017) to understand and describe the linguistic development processes. The methodology is composted by two data points, collected in 2017 and 2019, which compose a corpus with 216 words, from which 72 were vehicle sentences (24 target sentences and 48 distractor sentences) and 36 were context sentences (24 target sentences and 12 distractor sentences). The acoustic parameters used were F1, F2 measurements and the extraction of duration measurements – means and relative duration. The results point out a more possible change in vehicle sentences data. In both types of sentence context’s, there are no-linear (LARSEN-FREEMAN, 2015) processes in the vowel pairs, /e/e /Ɛ/ e /o/ e /ɔ/, in what refers to specific changes or variability values (VAN DIJK; VERSPOOR, LOWIE,2011). | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa visa analisar, de maneira qualitativa, o desenvolvimento linguístico da produção das vogais médias altas e médias baixas do Português Brasileiro (PB), /e/, /Ɛ/, /o/ e /ɔ/. Os participantes da pesquisa são dois aprendizes, os quais receberam aulas de português, como terceira língua, no Programa de Extensão de Português para Falantes de Outras Línguas, possuem o espanhol como primeira língua – variedade chilena e boliviana – e inglês como segunda língua. O estudo se ampara da perspectiva Teoria do Sistema Dinâmico Complexo (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011; LARSEN- FREEMAN, 2015; DE BOT, 2017) para entender e descrever o processo de desenvolvimento linguístico. A metodologia é composta de duas coletas de dados, em 2017 e 2019, que compõem o corpus de 216 palavras, destas 72 são sentenças-veículo (24 sentenças-alvo e 48 sentenças- distratoras) e 36 sentenças-contexto (24 sentenças-alvo e 12 sentenças-distratoras). Os parâmetros acústicos utilizados foram a medição de F1, F2 e as medidas de duração – médias e relativas das vogais. Os resultados apontam possíveis mudanças nos dados das sentenças - veículo. Em ambos os contextos de sentenças, parece ocorrer um processo não-linear (LARSEN-FREEMAN, 2015) de mudança nos pares de vogais, /e/e /Ɛ/ e /o/ e /ɔ/, os quais parecem ter sofridos distintos processos de movimentação e variabilidade (VAN DIJK; VERSPOOR, LOWIE, 2011). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras Inglês | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição de linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chilenos - Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bolivianos - Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching - Foreign speakers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language acquisition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chileans - Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bolivians - Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | O desenvolvimento linguístico das vogais médias do português brasileiro por aprendizes hispano-falantes via teoria dos sistemas dinâmicos complexos | - |
Título: dc.title | Linguistic development of brazilian portuguese (BP) middle vowels by speakers of spanish - a complex dynamic systems view | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: