Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://orcid.org/0000-0002-6096-5336 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3766823004342095 | - |
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://orcid.org/0000-0002-6096-5336 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3766823004342095 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vanessa Largo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9398939064935155 | - |
Autor(es): dc.contributor | Itikawa, Jackson | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8268-0016 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1253374925918939 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Stenio Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:06:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:06:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30326 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107613 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work is to look for strategies, methodologies, techniques, among other elements, aiming at teaching and learning through the resolution of geometric problems. The literature review was guided by the work of mathematicians directly involved with problem sol ving and who participated and contributed in Mathematical Circles or Mathematics Olympiads, rescuing their experiences and experiments. The research presented a problem solving filled with logical techniques and punctuated by mathematical rigor, on the one hand, but revealed a strong contribution of psychological strategies, mental attitudes, intuitive and inventive. A set of activities are proposed as an initial tool for teachers to discover and encourage their students to find their mental potential for problem solving. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é buscar estratégias, metodologias, técnicas, entre outros elementos, visando o ensino e aprendizagem através da resolução de problemas geométricos. A revisão bibliográfica orientou-se no trabalho de matemáticos envolvidos diretamente com a resolução de problemas e que participaram e contribuíram em Círculos Matemáticos ou Olimpíadas de Matemática, resgatando suas experiências e experimentos. A pesquisa apresentou uma resolução de problemas recheada de técnicas lógicas e pontuadas pelo rigor matemático, por um lado, mas revelou forte contribuição de estratégias psicológicas, atitudes mentais, intuitivas e inventivas. Propõe-se um conjunto de atividades como ferramenta inicial no sentido de que professores descubram e incentivem seus alunos a encontrarem seus potenciais mentais para resolução de problemas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heurística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intuição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Problemas, questões, exercícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heuristic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intuition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry - Problems, exercises, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | A resolução de problemas matemáticos sob diferentes perspectivas: um olhar para a resolução de problemas geométricos | - |
Título: dc.title | Solving mathematical problems from different perspectives: a look at solving geometric problems | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: