
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Iarozinski Neto, Alfredo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Iarozinski Neto, Alfredo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Carlos Alberto da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Romano, Cezar Augusto | - |
| Autor(es): dc.creator | Yano, Jhun Bruno | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Jorge Lucas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:06:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:06:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33204 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107557 | - |
| Descrição: dc.description | The main objective of this work is to evaluate the assimilation of knowledge transmitted through a didactic game about the Lean Construction philosophy applied in the classroom for students of the Federal Technological University of Paraná. Design thinking concepts were used to develop the game, which basically consists of building blocks for houses, in order to convey the main topics of lean construction in five stages: understanding the needs of the civil construction industry (empathy), defining the construction problem (definition), game development (idealization), game improvement (prototyping) and application of the game in the classroom (validation). From this, the game was applied in the classroom simulating the assembly of the houses in two ways, one by the conventional works management system and the other by the Lean system, with emphasis on the application of the balance line, then the time of construction was collected. Assembly corresponding to each management system and later a questionnaire was applied to the students of the class. At the end of the game, it was identified that assembly through the Lean Construction management system provided time reduction, greater organization, creation of a continuous flow of activities and enabled the transmission of knowledge of lean construction in the classroom. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a assimilação de conhecimento transmitido por meio de um jogo didático sobre a filosofia Lean Construction aplicado em sala de aula para os alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foram utilizados os conceitos do design thinking para a elaboração do jogo, que consiste basicamente em blocos de montar casas, a fim de transmitir os principais tópicos da construção enxuta em cinco etapas: compreender as necessidades da indústria da construção civil (empatia), definição do problema da construção civil (definição), desenvolvimento do jogo (idealização), aperfeiçoamento do jogo (prototipação) e aplicação do jogo em sala de aula (validação). A partir disso, o jogo foi aplicado em sala de aula simulando a montagem das casas de duas formas, uma pelo sistema de gerenciamento de obras convencional e outra pelo sistema Lean, com ênfase na aplicação da linha de balanço, então foi coletado o tempo de montagem correspondente a cada sistema de gerenciamento e posteriormente foi aplicado um questionário aos alunos da classe. Ao final do jogo, foi identificado que a montagem por meio do sistema de gerenciamento Lean Construction proporcionou redução de tempo, maior organização, criação de fluxo contínuo de atividades e possibilitou a transmissão do conhecimento da construção enxuta em sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção enxuta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construção civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Métodos de Simulação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lean manufacturing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Building | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Simulation methods | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL | - |
| Título: dc.title | Desenvolvimento e aplicação de jogo para ensino da filosofia lean construction | - |
| Título: dc.title | Development and application of game for teaching the lean construction philosophy | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: