Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dagios, Marcele Garbin | - |
Autor(es): dc.contributor | Dagios, Marcele Garbin | - |
Autor(es): dc.contributor | Passoni, Taisa Pinetti | - |
Autor(es): dc.contributor | Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Zanchet, Hiago Felipe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:06:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:06:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34106 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107538 | - |
Descrição: dc.description | The present research aims to analyze the methodological and psychological aspects involved in the gamification system of the English language teaching and learning process. This research is based on gamification using the Octalysis framework, developed by Yu-Kai Chou (2018). In this regard, the digital platform Classcraft was selected for analysis and comparison within the mentioned framework. Additionally, various digital platforms and resources are presented, in order to demonstrate examples of gamification of English lessons in total or partial ways, in different ways. After analyzing the elements of the Classcraft digital platform in comparison with the presented theory, it was concluded that the digital resource enables gamification for teaching English, but always considering the importance of the active mediation of the teacher in using these tools, emphasizing that they are valuable auxiliary resources, but not capable of replacing the presence and direct guidance of the teacher during the teaching and learning process. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo analisar, por meio de uma pesquisa qualitativa, os aspectos metodológicos e psicológicos envolvidos no sistema de gamificação do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Esta pesquisa adota como base a gamificação por meio do framework Octalysis, desenvolvido por Yu-Kai Chou (2018). Nesse sentido, foi selecionada a plataforma digital Classcraft para análise e comparação dentro do referido framework. Além disso, são apresentadas diversas plataformas e recursos digitais que possibilitam a gamificação de aulas de inglês, de forma total ou parcial, de diferentes maneiras. Após a análise dos elementos da plataforma digital Classcraft em comparação com a teoria apresentada, concluiu-se que o recurso digital possibilita a gamificação para o ensino de inglês, observando sempre a importância da mediação ativa do professor no uso dessas ferramentas, ressaltando que elas são recursos auxiliares valiosos, mas não capazes de substituir a presença e orientação direta do docente durante o processo de ensino-aprendizagem de línguas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Aspectos da gamificação e a utilização de recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa | - |
Título: dc.title | Aspects of gamification and the use of digital resources in the english language teaching-learning process | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: