Aspectos da gamificação e a utilização de recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDagios, Marcele Garbin-
Autor(es): dc.contributorDagios, Marcele Garbin-
Autor(es): dc.contributorPassoni, Taisa Pinetti-
Autor(es): dc.contributorEngelbert, Ana Paula Petriu Ferreira-
Autor(es): dc.creatorZanchet, Hiago Felipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:06:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:06:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34106-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107538-
Descrição: dc.descriptionThe present research aims to analyze the methodological and psychological aspects involved in the gamification system of the English language teaching and learning process. This research is based on gamification using the Octalysis framework, developed by Yu-Kai Chou (2018). In this regard, the digital platform Classcraft was selected for analysis and comparison within the mentioned framework. Additionally, various digital platforms and resources are presented, in order to demonstrate examples of gamification of English lessons in total or partial ways, in different ways. After analyzing the elements of the Classcraft digital platform in comparison with the presented theory, it was concluded that the digital resource enables gamification for teaching English, but always considering the importance of the active mediation of the teacher in using these tools, emphasizing that they are valuable auxiliary resources, but not capable of replacing the presence and direct guidance of the teacher during the teaching and learning process.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo analisar, por meio de uma pesquisa qualitativa, os aspectos metodológicos e psicológicos envolvidos no sistema de gamificação do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Esta pesquisa adota como base a gamificação por meio do framework Octalysis, desenvolvido por Yu-Kai Chou (2018). Nesse sentido, foi selecionada a plataforma digital Classcraft para análise e comparação dentro do referido framework. Além disso, são apresentadas diversas plataformas e recursos digitais que possibilitam a gamificação de aulas de inglês, de forma total ou parcial, de diferentes maneiras. Após a análise dos elementos da plataforma digital Classcraft em comparação com a teoria apresentada, concluiu-se que o recurso digital possibilita a gamificação para o ensino de inglês, observando sempre a importância da mediação ativa do professor no uso dessas ferramentas, ressaltando que elas são recursos auxiliares valiosos, mas não capazes de substituir a presença e orientação direta do docente durante o processo de ensino-aprendizagem de línguas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleAspectos da gamificação e a utilização de recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa-
Título: dc.titleAspects of gamification and the use of digital resources in the english language teaching-learning process-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.