Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Flávia Aparecida Reitz | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0002-0432-9191 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2663975071704461 | - |
Autor(es): dc.contributor | Roberto, Rafael Liberato | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0001-5943-1663 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7833556006473564 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Flávia Aparecida Reitz | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0002-0432-9191 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2663975071704461 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias Junior, Jose Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0003-4465-4316 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9175997990682339 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Marcio Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0001-7506-4488 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0516286832674015 | - |
Autor(es): dc.contributor | Roberto, Rafael Liberato | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0001-5943-1663 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7833556006473564 | - |
Autor(es): dc.creator | Zagui, Greicy Nayara Pazini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:06:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:06:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26094 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107431 | - |
Descrição: dc.description | The educational area has passed through deep reformulations since the creation of the National Common Curricular Base (BNCC) homologated in 2017. The BNCC aims to show a collection of fundamental and connected learnings in competences and skills. According to their definitions, it contributes in a positive way to the teacher’s work, because it conducts to the skills to be awakened in students. In line with this model, and based on this proposed new approach, the aim was to prepare an educational platform in order to provide the teacher a more consistent feedback on student learning outcomes, considering the competences and competences of the BNCC. With it, it is possible to plan procedures for the difficulties or gaps that may be presented in the process, that is, it is a technological instrument for pedagogical use based on the principles of the BNCC, through which it is possible for teachers to facilitate the interpretation of assessment results. We verified relevant information that was not previously perceived by the teacher, such as the proportion of skills worked in the classroom, more clearly planning about the assessment, individual student results and, finally, the elaboration of a student intervention plan who did not reach a certain skill. | - |
Descrição: dc.description | A área educacional tem passado por profundas reformulações desde a criação da Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2017. A BNCC tem como objetivo apresentar um conjunto de aprendizagens fundamentais e interligadas em competências e habilidades. Segundo as suas definições, vem contribuir de maneira positiva para o trabalho do professor, pois conduz às habilidades a serem despertadas nos estudantes. Alinhado a este modelo traçado, e com base neste novo enfoque proposto, almejou-se a elaboração de uma plataforma educacional no intuito de proporcionar ao professor um retorno mais consistente dos resultados da aprendizagem dos estudantes levando-se em consideração as habilidades e competências da BNCC. Com a mesma é possível planejar intervenções para as dificuldades ou defasagens eventualmente apresentadas no processo, ou seja, é um instrumento tecnológico para uso pedagógico fundamentado nos princípios da BNCC, por meio do qual é possível aos professores uma facilitação quanto à interpretação dos resultados da avaliação. Verificou-se informações relevantes que outrora não eram percebidas pelo professor, como a proporção das habilidades trabalhadas em sala de aula, o planejamento com mais clareza da avaliação, resultados individuais dos estudantes e, finalmente, a elaboração de um plano de intervenção ao estudante o qual não atingiu determinada habilidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Inovações Tecnológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências essenciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Core competencies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Uma plataforma digital nos moldes da base nacional comum curricular: retorno interativo | - |
Título: dc.title | A digital platform in the templates of the national common curricular base: interactive feedback | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: