Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Roseli Gall do | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Roseli Gall do | - |
Autor(es): dc.contributor | Rivelini, Angélica Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Suart Júnior, José Bento | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Isadora Polvani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:06:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:06:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31696 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107415 | - |
Descrição: dc.description | The present work is qualitative research and is based on the documentary research method. Its objective was to investigate about teaching by competences and its impacts on the learning assessment process. From this perspective, in the development of competencybased assessment, student protagonist can also be translated into selfregulation. Rosário et al. (2002; 2005) state that students with difficulties in their selfregulation process can be taught through interventions aimed at developing and strengthening the skills and attributes necessary to invoke learning strategies and employ them by themselves. Thus, for the development of this research, we sought to carry out a document analysis on the notion of competence presented in the BNCC and the notion of competences following the assumptions of Scallon (2015), in addition to presenting suggestions for selfregulation tools for learning as an instrument.evaluation of autonomy | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e pauta-se no método de pesquisa documental. Teve como objetivo investigar sobre o ensino por competências e seus impactos no processo de avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, no desenvolvimento da avaliação por competências, o protagonismo estudantil também pode ser traduzido pela autorregulação. Rosário et al. (2002b; 2005) afirmam que os alunos com dificuldades em seu processo de autorregulação podem ser ensinados por meio de intervenções voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento das competências e dos atributos necessários para invocar as estratégias de aprendizagem e empregá-las por si mesmo. Assim, para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscou-se realizar uma análise sobre a noção de competência apresentada na BNCC e a noção de competências seguindo os pressupostos de Scallon (2015), além de apresentar sugestões de ferramentas de autorregulação da aprendizagem como um instrumento avaliativo de autonomia no ensino médio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Apucarana | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação baseada na competência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competency based education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Título: dc.title | Ensino por competências: a autorregulação como instrumento de avaliação da aprendizagem | - |
Título: dc.title | Teaching by competences: self-regulation as a learning assessment intrument | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: