Ensino por competências: a autorregulação como instrumento de avaliação da aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Roseli Gall do-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Roseli Gall do-
Autor(es): dc.contributorRivelini, Angélica Cristina-
Autor(es): dc.contributorSuart Júnior, José Bento-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Isadora Polvani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:06:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:06:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31696-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107415-
Descrição: dc.descriptionThe present work is qualitative research and is based on the documentary research method. Its objective was to investigate about teaching by competences and its impacts on the learning assessment process. From this perspective, in the development of competency­based assessment, student protagonist can also be translated into self­regulation. Rosário et al. (2002; 2005) state that students with difficulties in their self­regulation process can be taught through interventions aimed at developing and strengthening the skills and attributes necessary to invoke learning strategies and employ them by themselves. Thus, for the development of this research, we sought to carry out a document analysis on the notion of competence presented in the BNCC and the notion of competences following the assumptions of Scallon (2015), in addition to presenting suggestions for self­regulation tools for learning as an instrument.evaluation of autonomy-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho trata­-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e pauta­-se no método de pesquisa documental. Teve como objetivo investigar sobre o ensino por competências e seus impactos no processo de avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, no desenvolvimento da avaliação por competências, o protagonismo estudantil também pode ser traduzido pela autorregulação. Rosário et al. (2002b; 2005) afirmam que os alunos com dificuldades em seu processo de autorregulação podem ser ensinados por meio de intervenções voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento das competências e dos atributos necessários para invocar as estratégias de aprendizagem e empregá-­las por si mesmo. Assim, para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscou­-se realizar uma análise sobre a noção de competência apresentada na BNCC e a noção de competências seguindo os pressupostos de Scallon (2015), além de apresentar sugestões de ferramentas de autorregulação da aprendizagem como um instrumento avaliativo de autonomia no ensino médio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherApucarana-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação baseada na competência-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectCompetency based education-
Palavras-chave: dc.subjectDidatics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleEnsino por competências: a autorregulação como instrumento de avaliação da aprendizagem-
Título: dc.titleTeaching by competences: self-regulation as a learning assessment intrument-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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