
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Ecrisia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:06:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:06:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22050 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107398 | - |
| Descrição: dc.description | The research on this work had as its theme the importance of school meals, as it is known practice a qualitatively and quantitatively adequate nutrition is essential for proper growth and development of human beings, especially in the first years of life. A questionnaire about school feeding at the Municipal School for Dom Pedro I was applied to obtain data relating to food tastes of students and whether they are healthy or not and whether they are in accordance with the standards of the Brazilian National Food Program (PNAE) and the food pyramid. According to the results, in the teachers opinion the students often have a euphoric behavior at the time of feeding, many do not wash their hands, and the feeding schedules are adequate and attractive. From the data obtained from students , it was observed that most of them consume meat, and about 2 % do not consume any meat , 22 % eat meat once a week, 34 % consume 2-3 times a week and 42 % consume every day , 86% of students like salad and 14 % dislike . All students do like fruits, and 48 % consume between 1 and 3 fruits per day, 40% of the students consume above 3 fruits a week and 12% do not consume fruits per day. It was observed that 4 % of the students consumed beans 3 times a week, 8 % eat beans twice a week, 4 % consume once a week, and 2 % do not eat beans and 82 % eat beans every day. It was noted that 96 % of the students would like to include certain types of foods in the school menus, such as pizza, soda, chocolate, hot dogs and ice cream, among other types of food. It was concluded that these foods suggested by the students, are not healthy and that future strategies should be conducted in order to encourage healthier eating habits. This work is a fundamental science education importance as it contributes to the learning and understanding of food which the school routine can be worked into the classroom, so that students of the sciences have a reference of how to work with themes school feeding. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a importância da alimentação escolar, pois sabe-se que a prática de uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada é essencial para o bom crescimento e desenvolvimento dos seres humanos, sobre tudo nos primeiros anos de vida. Foi feita uma pesquisa sobre a alimentação escolar na Escola Municipal Dom Pedro I para se obter dados referentes ao gostos alimentares dos alunos e saber se estes são saudáveis ou não e se estão de acordo com as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar e com a pirâmide alimentar. De acordo com os resultados, na opinião dos professores os alunos muitas vezes têm um comportamento eufórico na hora de se alimentar, muitos não lavam as mãos, os horários são adequados e a alimentação é atrativa. Nos dados obtidos dos alunos, observou-se que a maior parte consome carnes sendo que 2% não consome nenhum tipo de carne, 22% comem 1 vez na semana,34% consomem de 2 a 3 vezes e 42% consome todos os dias,86% dos alunos gostam de salada e 14% não gostam. Todos os alunos afirmaram gostar de frutas, sendo que 48% consomem de 1 a 3 frutas por dia, 40% consome mais de 3 frutas e 12% não consome nenhum fruta por dia. Observou-se que 4% dos alunos consomem feijão 3 vezes na semana,8% consomem 2 vezes na semana, 4% 1 vez na semana,2% não come feijão e 82% come feijão todos os dias. Notou-se que 96% dos alunos gostariam que fossem incluídos certos tipos de alimentos no cardápio escolar como, por exemplo, pizza, refrigerante, chocolates, cachorro - quente, sorvete, dentre outros alimentos. Conclui-se que estes alimentos sugeridos pelos alunos, não são saudáveis e que estratégias futuras devem ser conduzidas no sentido de se motivar hábitos alimentares mais saudáveis. Este trabalho tem uma importância fundamental para o ensino de ciências, pois contribui para o aprendizado e compreensão da rotina alimentar dos escolares do qual poderá ser trabalhado em sala de aula, para que os alunos da área de ciências tenham uma referência de como trabalhar com temas de alimentação nas escolas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Merenda escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nutrição - Pesquisa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hábitos alimentares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School children - Food | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nutrition - Research | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Food habits | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Título: dc.title | O ensino de ciências e a alimentação escolar na Escola Municipal Dom Pedro I | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: