
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Cintia Rosa da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:06:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:06:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20604 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107383 | - |
| Descrição: dc.description | This research discusses the role of the pedagogue in the Education of Young People and Adults (EJA), and their contribution to the process of teaching learning in this field. It aims to reflect on the identity and attributions of the pedagogue in the Education of Young and Adults and its importance as a transforming agent that articulates with all involved in the pedagogical process. In order to achieve the proposed objective, we will use qualitative research to emphasize the reality of a pedagogue who is active in the EJA. The text is divided into two moments. In the first moment this work will reflect on the role of the pedagogue in the school and its attributions in Basic Education, through studies in the educational legislation. The second part will address the specificity of the work of the pedagogue in the EJA. For this, it describes the functioning of an EJA school in the city of Paranavaí and the pedagogue’s role in the process of welcoming and accompanying students. Finally, he will make reflections about the difficulties and perspectives found in the pedagogue’s work in the EJA. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa aborda a atuação do pedagogo na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem neste campo educativo. Tem como objetivo refletir sobre a identidade e atribuições do pedagogo na Educação de Jovens e Adultos e sua importância como agente transformador que articula com todos envolvidos no processo pedagógico. Para alcançar o objetivo proposto utilizaremos de pesquisa qualitativa para enfatizar a realidade de um pedagogo atuante na EJA. O texto está dividido em dois momentos. No primeiro momento este trabalho refletirá sobre o papel do pedagogo na escola e suas atribuições na Educação Básica, por meio de estudos na legislação educacional. A segunda parte abordará a especificidade do trabalho do pedagogo na EJA. Para isso, descreve o funcionamento de uma escola de EJA do município de Paranavaí e a atuação do pedagogo no processo de acolhida e acompanhamento dos alunos. Por fim, tecerá reflexões a respeito das dificuldades e perspectivas encontradas na atuação do pedagogo na EJA. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critical pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
| Título: dc.title | O papel do pedagogo na educação de jovens e adultos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: