Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paula, Marco Antonio Busetti de | - |
Autor(es): dc.contributor | Paula, Marco Antonio Busetti de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinho, Antonio Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Oroski, Elder | - |
Autor(es): dc.creator | Taminato, Lucas Kazuyuki | - |
Autor(es): dc.creator | Orth, Matheus Pimentel da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:05:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:05:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8272 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107265 | - |
Descrição: dc.description | The present work has the objective of reporting on the development of an innovative product that aims to introduce basic concepts of engineering for young people, like eletronics, programming and 3D printing, using music as attractive and vice versa. The project consists of a musical follow line robot and a mobile application connected by Bluetooth to the prototype for the reproduction of the musical notes assigned to the colors next to the black reference line of the track to be followed. Thereby, theoretical foundations were made based on concepts that have relevant importance for the development of this project. Among the concepts used are music (harmony, melody and rhythm), 3D printing (driver and software), programming (algorithms and softwares), electronics (voltage regulator, microcontroller and sensors) and design (software), in other words, process, equipment and materials used. Finally, each step of the project development was reported and the biggest problem was with regard to the chosen source of energy that presented adequate results for a good functioning, but with a short duration of load. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo o relato do desenvolvimento de um produto inovador que visa introduzir conceitos básicos de engenharia para jovens, como eletrônica, programação e modelagem 3D, utilizando como atrativo, a música e viceversa. O projeto consiste em um seguidor de linha musical e um aplicativo móvel conectado por Bluetooth ao protótipo para a emissão das notas musicais atribuídas às cores ao lado da linha preta de referência da pista a ser percorrida. Com isso, foram feitas fundamentações teóricas sobre conceitos que seriam de relevante importância para o desenvolvimento desse projeto. Dentre os conceitos utilizados estão música (harmonia, melodia e ritmo), impressão 3D (driver e software), programação (algoritmos e softwares), eletrônica (regulador de tensão, microcontrolador e sensores) e design (software), ou seja, dos processos, equipamentos e materiais utilizados. Por fim, relatou-se cada passo do desenvolvimento do projeto e a grande dificuldade encontrada foi com relação à fonte de energia escolhida que apresentou resultado adequado para um bom funcionamento, porém com pouca duração de carga. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Curso de Engenharia de Controle e Automação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impressão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia elétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Printing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
Título: dc.title | Brinsk: seguidor de linha musical para introdução à engenharia | - |
Título: dc.title | Brinsk: Musical follow line for engineering introduction | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: