
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Szpak, Wesley | - |
| Autor(es): dc.contributor | Widerski, Roberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Pedroso, João Paulo Paulovski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:05:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:05:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32635 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1107251 | - |
| Descrição: dc.description | All people with a physical disability or reduced mobility have the right to education, guaranteed by the Federal Government. Accessibility is a fundamental attribute of the ambience that ensures an increase in the quality of life of people with some type of disability or reduced mobility, giving the possibility and condition of use with safety and autonomy. In this work, the study of accessibility was registered in two Municipal Schools of Campo Mourão, based on NBR 9050, which determines the requirements that an ambience has the conditions to become accessible. Schools were analyzed, with surveys carried out in the field. All environments were checked, which complied, and which need to be adequate in accordance with the requirements of the standard. It was found that the two schools need adjustments, their environments are not fully accessible. Finally, we note that a reform does not ensure an accessible place. | - |
| Descrição: dc.description | Todos os Portadores de alguma deficiência física e ou mobilidade reduzida têm direito à educação garantido pelo Governo Federal. Acessibilidade é um atributo fundamental do ambiente que assegura o aumento da qualidade de vida dos portadores de algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, dando a possibilidade e condição de utilização com segurança e autonomia. No presente trabalho foi registrado o estudo da acessibilidade em duas Escolas Municipais de Campo Mourão fundamentado na NBR 9050 que determina os requisitos para que um ambiente tenha as condições de se tornar acessível. As escolas foram analisadas, com levantamentos feitos em campo. Foram verificados todos os ambientes, os que estavam em conformidade e os quais precisam ser adequados conforme as exigências da norma. Foi constatado que as duas escolas necessitam de adequações, seus ambientes não estão em suas totalidades acessíveis. Finalmente, observamos que uma reforma não traz a garantia de um ambiente acessível. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Normas técnicas (Engenharia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Edifícios públicos - Projeto de acessibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Standards, Engineering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public buildings - Barrier-free design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | People with disabilities - Orientation and mobility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public schools | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
| Título: dc.title | Avaliação da acessibilidade em duas escolas municipais de Campo Mourão – PR: caminho para a inclusão | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: